quarta-feira, 4 de abril de 2012

CAPES aprova Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do IFPA Campus Castanhal.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprova o curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do IFPA Campus Castanhal. O curso é ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA), do IFPA Campus Castanhal, sob a coordenação do Professores: Cícero Paulo Ferreira e Adebaro Alves dos Reis.

O Curso tem a finalidade de formar profissionais em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, visando o desenvolvimento rural sustentável com base em sistemas integrados de produção agropecuária, extrativista e agroindustrial voltado para as demandas sociais e organizacionais dos empreendimentos agroalimentares solidários da Amazônia.

A área de concentração em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares irá analisar a relação entre desenvolvimento sustentável e meio ambiente na Amazônia que ganha características especiais em função do delicado contexto natural dos seus agroecossistemas, exigindo, o desenvolvimento de pesquisas, estudos, tecnologias e inovações aplicadas à produção agropecuária, extrativista e agroindustrial integrada com base nos princípios da agroecologia e da economia solidária, abrangendo todos os aspectos sócio-técnicos relacionados aos componentes dos sistemas de produção vegetal e animal e suas inter-relações a partir dos princípios da sustentabilidade do meio ambiente. Assim como, o desenvolvimento de estudos sobre os agroecossistemas, visando o estabelecimento de indicadores de sustentabilidade que possibilite avaliação e monitoramento dos processos de produção agropecuária, extrativista e agroindustrial. Além da realização de pesquisas aplicadas e inovação tecnológica na área da gestão de unidade produtiva agropecuária, extrativista e agroindustrial por meio do desenvolvimento de instrumentos e ferramentas de gestão integrada à dinâmica e ao manejo de agroecossistemas.

O curso terá duas linhas de pesquisas: Dinâmicas e manejo de Agroecossistemas e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares. O perfil profissional a ser formado pelo programa visa atuar no meio rural visando compreender a dinâmica e manejo de agroecossistemas e a gestão dos Empreendimentos agroalimentares com ênfase no processo histórico, cultural e ambiental da produção agropecuária e agroindustrial em bases sustentáveis e solidárias. Ter capacidade de disseminar e construir Tecnologias e inovações numa perspectiva integrada, envolvendo os sistemas de cultivo, criação, agroextrativista e agroindustrial. Ser capaz de gerenciar ferramentas e tecnologias sustentáveis buscando a promoção de processos organizacionais e administrativos dos Empreendimentos Agroalimentares; Compreender a dinâmica social das organizações de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das instituições públicas e privadas por meio da solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação apropriados na Amazônia.

A proposta do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares surgiu a partir das demandas dos Empreendimentos agroalimentares solidários, dos movimentos sociais e ações de intercooperação entre o IFPA Campus Castanhal, Universidade Federal do Pará, EMBRAPA e a Universidade de Alicante da Espanha que o possibilitou a participação dos professores das referidos instituições no programa de pós-graduação.

Por:

Prof. Francisco Edinadl Feitosa Araújo - Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal

Prof. Cícero Paulo Ferreira - Diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IFPA Campus Castanhal

Prof. Adebaro Alves dos Reis - Coord. de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFPA Campus Castanhal

Um comentário: