quarta-feira, 28 de março de 2012

Calouros 2012 põem a mão na massa no inicio das aulas no IFPA – Campus Castanhal

No último sábado (24/03) os estudantes do 1º semestre do curso de Agronomia do IFPA – Campus Castanhal e da Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus Belém (UFRA) realizaram uma atividade integrada conhecendo as Unidades Pedagógicas Experimentais (UPE) com enfoque Agroecológico. A atividade foi organizada pelo Centro Acadêmico de Agronomia da UFRA e IFPA – Campus Castanhal, além do NTP – Agroecologia/FEAB e o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) ambos sediados no Campus Castanhal do IFPA.


Os educandos foram acompanhados pelos Professores Romier Sousa, Fernando Favacho e Acácio Moreira, que atuam no IFPA. Foram desenvolvidas ações nas UPEs de Sistema Agroflorestal Sucessional, Sistema Agrosilvipastoril Sucessional em formato circular, além das demais UPEs do Instituto, como a criação de minhocas para produção de adubo orgânico.

O objetivo central das atividades foi realizar uma vivencia prática dos educandos a partir do trabalho como principio educativo. Para o professor Romier Sousa, em geral há um senso comum de que o aprendizado na graduação é muito diferente da prática na realidade. Neste sentido, o Campus Castanhal do IFPA vem se desafiando a modificar esta máxima. “Os educandos devem vivenciar as diversas experiências práticas da formação em Ciências Agrárias”. No entanto, esta vivencia deve ser reflexiva. “Não se trata aqui de repetir o tecnicismo historicamente pregado nas Instituições de ensino das Ciências Agrárias”, afirma Fernando Favacho, Diretor de Ensino do IFPA. “queremos que os educandos possam compreender os princípios que norteiam a produção agrícola com enfoque na Agroecologia. O trabalho como principio educativo é um principio fundamental nesta caminhada pedagógica”, completa Fernando.

Pela manhã os educandos debateram sobre a importância da produção de base ecológica e refletiram sobre os conceitos de ciclagem de nutrientes, biodiversidade e ciclos ecológicos. O desenvolvimento da prática foi realizada a partir do manejo da biomassa no Sistema Agroflorestal Sucessional, implantado na Instituição desde 2005 em uma área degradada. “Gostei muito da atividade. É muito diferente do que nos mostram em sala de aula. Aqui observamos a natureza, sentimos o calor do trabalho. Foi muito boa a atividade”, afirma uma estudante da UFRA.

Logo após a atividade de manejo, o Prof. Acácio realizou uma rápida explicação da importância dos SAFs do ponto de vista econômico na Amazônia. Enfatizou a experiência que vem sendo constantemente visitada pelos educandos do IFPA, localizada em Tomé – Açu, Nordeste do Pará.

No inicio da tarde os educandos dirigiram a UPE Agrosilvipastoril em formato circular, desenvolvido sobre a coordenação do Prof. Fernando Favacho, que possui como principal objetivo a criação de ovinos e caprinos em sistemas de base ecológica. Os jovens puderam realizar o plantio de mudas para enriquecer o sistema e ampliar a biomassa disponível, além da possibilidade da produção de uma melhor ambiência aos animais.

Nem a chuva do “inverno” Amazônico impediu a finalização da atividade. Molhados e com sentimento de dever cumprido, os educandos e educadores finalizaram a atividade com a certeza de que fazer Agronomia é fundamentalmente compreender a natureza, e a luz dos conhecimentos científicos e populares das populações tradicionais, co-evoluir com a mesma, em um movimento constante de reflexão-ação-reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário