segunda-feira, 22 de agosto de 2011

GREVE 3

Pelo menos por enquanto a greve é uma novela sem previsão de quando veremos um final feliz. Frente à não sinalização de um acordo com os servidores públicos federais, a cada semana o movimento se fortalece. Segundo boletim divulgado pelo Comando Nacional de Greve no dia 18 deste mês, já são quase 200 campi em greve em todo o país.

Sobre uma previsão para o final da greve, está bastante claro que não há nenhuma ainda. O SINASEFE fala de um silenciamento por parte do Governo Federal, que ultimamente não tem mais se reunido com as entidades em greve, da forma como fazia antigamente. E diz que a duração da greve dependerá do governo, dependerá de quanto tempo mais ele continuará desrespeitando nosso movimento e reafirmando, em seu silêncio, sua indisposição em atender nossas justas reivindicações (BOLETIM Especial de Greve nº 10, de 18/08/11).

Informaremos novos acontecimentos relacionados à greve (bons, esperamos) tão logo estes aconteçam.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GREVE 2

Por enquanto, nem previsão do retorno às aulas. Ainda não há nenhum sinal do Governo para negociações com os servidores federais. Enquanto isso, a greve cresce e se fortalece em todo o Brasil. Segundo boletim do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - SINASEFE, publicado em 12 de agosto último a greve já se espalhou por 20 estados e 155 campi.

No dia 16, o Comando Nacional de Greve publicou novo boletim solicitando aos servidores federais de todo o Brasil que fortaleçam o movimento nas ruas a fim de vencer a intransigência do Governo Federal. Abaixo, reproduzimos o boletim:


FORTALECER A GREVE NAS RUAS E TRANSPOR A INTRANSIGÊNCIA DO GOVERNO

Estamos em um momento conjuntural bastante importante. Com uma Greve forte, onde a Base respondeu positivamente e de forma rápida, oportunizando a possibilidade de um processo de negociação efetivo. Estamos em um momento da greve onde será necessária a paciência para furarmos o bloqueio imposto pela intransigência do governo em não querer negociar as nossas reivindicações. Um momento em que teremos todo tipo de interferência das autoridades de Brasília tentando desmobilizar a nossa greve, com ameaças e boatos de ilegalidade e fragilidade do movimento.

É muito importante que todos se mantenham firmes e confiantes naquilo que conseguimos construir até agora e que podemos alcançar ainda mais, com a fortaleza e a unidade do nosso movimento. Já passamos por isso em greves anteriores e saímos vencedores exatamente por conta dessa unidade, e não podemos perder as referências do que construímos e fizemos no passado. Sobre estes ataques já estamos contatando Reitores, membros do CONIF e Diretores (as) Gerais de Campi para dialogarmos sobre qual posição tomarão quando o governo resolver atacar a nossa greve: atenderão às pressões de Brasília ou estarão do lado dos trabalhadores (as) que os elegeram para administrarem as Instituições da Rede?

Sobre a conjuntura nacional e as possibilidades da nossa greve, teremos a partir de amanhã o início da Jornada Nacional de Lutas, inicialmente com atos públicos nos estados até o dia 19 de agosto, culminando com a Marcha a Brasília no dia 24 de agosto. Poderemos ampliar ainda mais a divulgação das nossas reivindicações e da nossa greve junto à sociedade com estas atividades. Teremos a participação nesta Jornada Nacional de Lutas de vários setores do funcionalismo e dos movimentos popular e estudantil, bem como dos trabalhadores (as) da iniciativa privada, estabelecendo um novo patamar nas relações do movimento com o Governo Dilma. Além disso, poderemos utilizar o momento dessas atividades de rua para construirmos a tão sonhada unidade dos setores do serviço público federal na busca por uma unidade no enfrentamento com o Governo Federal, o nosso patrão.

Além da Greve da FASUBRA e do SINASEFE, já temos o calendário do ANDES que prevê um indicativo de greve para agosto, com a definição da Greve no setor a ser debatida em rodada de assembleias nas suas bases durante os dias 17, 18 e 19 de agosto, com uma Plenária Nacional desse Sindicato, em Brasília, no dia 20 de agosto. Ainda, temos as Bases da CONDSEF que paralisaram suas atividades em vários estados no dia de ontem (15) e que já tem um calendário da entidade para discutir a possibilidade de deflagração de um movimento paredista.

Agora é reforçar a greve e o Comando Nacional do SINASEFE para buscarmos os resultados que pretendemos. Todos firmes na luta, a vitória é possível!

Comando Nacional de Greve

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Blog ganha novos colaboradores

A partir de agora, o Coração Verde ganha dois novos colaboradores, que compartilharão a tarefa de postar notícias e matérias para enriquecer a circulação de informações através de nosso blog: são o professor Romier Sousa e a assistente social Eliani Neves.

Romier e Eliani se juntam a Edivaldo e Shirley (que ainda não postou por problemas, digamos, técnicos, mas com fé em Deus ela chega lá) e o Coração Verde assume finalmente seu propósito inicial: melhorar a comunicação entre a comunidade agricolina através de uma rede de colaboradores.

Mais seguidores, mais colaboradores, maior número de visualizações. Estamos crescendo!

 Eliani Neves

Romier Sousa

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Incubitec Incentiva Pequenos Empreendedores


Chamou a atenção de muita gente um stande montado do lado de fora do auditório central, durante o Seminário Internacional. Tratava-se da exposição e venda de artesanatos paraenses os mais variados: brincos, pulseiras, cordões, tornozeleiros, vasos, guardanapos, bonecos, flores, etc, tudo produzido com materiais alternativos como sementes e recicláveis. O toque amazônico estava nos temas presentes nos artefatos e nos materiais utilizados, e deu um toque a mais no evento.

Ernandes, um dos artesãos presentes, destacou que o grupo que fazia a exposição havia sido descoberto pela Incubitec (Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários), onde estudantes do campus, sob a orientação do professor Adebaro, estimulavam pequenos empreendedores como Ernades a gerirem seus próprios negócios. Segundo Ernandes, os estudantes realizam pesquisas (como, por exemplo, a origem de grafismos utilizados pelo artista em seus trabalhos, que algumas vezes ele mesmo desconhece) e compartilham as informações com os pequenos empreendedores.


Ernandes tem um emprego, trabalhando como porteiro. Mas, vislumbra novas possibilidades através de seu artesanato. Relatou que a Incubitec tem estimulado ele e os demais a fazerem parte de uma associação. Ele também ambiciona criar uma loja virtual, onde conclui que seus trabalhos podem alcançar maior valor, como alguns que fazem alusão ao muiraquitã.
Os artesãos: Ernandes, Nilza, Maria José e Luzia

Mostra de Ciência e Tecnologia

Simultaneamente ao Seminário Internacional, também ocorre em nosso campus a Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura, organizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Pará - SECTI. A Mostra é itinerante, já tendo percorrido várias cidades do estado e com previsão de ocorrer em outras, estando diretamente relacionada a atividades decorrentes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Pará. O objetivo é difundir e popularizar a ciência e a tecnologia junto ao jovem público estudante.

O ginásio poliesportivo do campus recebe exposições de trabalhos de escolas municipais e estaduais. No prédio de aulas ocorrem palestras e oficinas, hoje e amanhã. Nesta noite, é previsto uma noite cultural na quadra aberta ao lado do ginásio.






IFPA Campus Castanhal sedia Seminário Internacional

De hoje até amanhã, 11 e 12 de agosto de 2011, acontece em nosso campus o Seminário Internacional "Desenvolvimento Rural, Economia Solidária e Meio Ambiente", evento decorrente da cooperação internacional Brasil e Espanha, firmada pelo IFPA Campus Castanhal, UFPA e Universidade de Alicante (Espanha).

O evento tem por objetivo debater estratégias para o desenvolvimento rural sustentável com base em experiências da economia solidária, do cooperativismo, da agroecologia e da Educação do Campo, realizados nos dois países. Propicia ainda o intercâmbio entre pesquisadores, professores, graduandos e pós graduandos, além de trabalhadores rurais, consolidando e fortalecendo linhas de pesquisa, visando potencializar as dinâmicas locais de produção através de uma relação harmônica e não antagônica entre meio ambiente e desenvolvimento, e promovendo uma troca de saberes a partir das experiências locais de desenvolvimento rural sustentável.

Na mesa de abertura do evento, com auditório praticamente lotado, estiveram presentes o Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal, professor Edinaldo Feitosa, a vice-diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, Dra. Maria José de Souza Barbosa, e o Director de la Accion Complementaria em la Universidad de Alicante.

Tivemos uma apresentação artística de estudantes da turma de Licenciatura em Educação do Campo, do Pró Campo, compostas pela música "Belém, Pará, Brasil", do Mosaico de Ravena, e outras de autoria dos estudantes, além de um poema sobre a fala de um caboclo amazônico em defesa de sua cultura que seria digno de um tarde só de debate. Os estudantes foram super aplaudidos.
 Estudantes Alessandro, Márcio e Décio (Pró Campo)


Após um lanche, começou a primeira mesa temática, chamada "Desenvolvimento Rural, Cooperativismo e Meio Ambiente", tendo por palestrantes o professor Dr. José Daniel Gómez López, da Universidade de Alicante, e o professor Dr. Cícero Paulo Ferreira, do IFPA Campus Castanhal.

O evento teve prosseguimento à tarde, ocorreu a Mesa Temática II: Desenvolvimento Rural - Territorialidade, Identidade e Cultura, tendo por palestrantes a professora Dra. Maria José de Souza Barbosa, da UFPA, o professor Dr. Samuel Ortiz, da Universidade de Alicante, e o professor Dr. Mário Médici, do IFPA Campus Castanhal.

Amanhã ocorrem mais duas mesas temáticas: Economia Solidária, Cooperativismo e Agroecologia com Estratégias de Desenvolvimento Rural Sustentável (pela manhã) e Economia Solidária, Cooperativismo e Agroecologia com Estratégias de Desenvolvimento Rural Sustentável (tarde).

GREVE

Em assembléia realizada no último dia 08 de agosto, no auditório central de nosso campus, foi deliberado pelos servidores presentes a adesão do IFPA Campus Castanhal à greve nacional deflagrada pelo Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - SINASEFE. Não só este campus, mas outros campi do IFPA estão aderindo ao movimento, que reinvidica, dentre outras coisas, reajuste salarial de 14,67% e realização de novos concursos públicos para suprir a carência de docentes e técnicos-administrativos nos Institutos.

Segundo o professor Roberto Dias, delegado do campus na Seção Sindical do Sinasefe no estado do Pará, em pronunciamento feito na assembléia estudantil do dia último dia 10, embora a adesão do Campus Castanhal tenha sido oficializada a partir de hoje, haverá uma flexibilização para que as aulas ocorram normalmente nos dias 11 e 12 de agosto. Em outras palavras, a greve começa pra valer mesmo na próxima semana.

Setores considerados essenciais deverão continuar funcionamento no período de greve, inclusive para atender aos estudantes que permanecerão no campus no referido período, seja por conta de serem residentes que moram longe e não dispõem de recursos para ir para suas casas, ou por envolvimento em projetos de pesquisa, atividades como bolsistas ou mobilizações promovidas no período pelo Grêmio Estudantil Edson Luiz. Estes estudantes deverão comunicar à Coordenação Geral de Assistência ao Educando - CGAE seu envolvimento em uma das referidas atividades, para propiciar ao setor o conhecimento do quantitativo de estudantes que precisarão ser atendidos com serviços como alimentação, residência, dentre outros. A CGAE, aliás, juntamente com o Departamento de Ensino, trataram de reunir todos os residentes e as residentes na noite do mesmo dia em que foi deflagrado greve em nosso campus, para tranquilizá-los quanto ao funcionamento desses serviços aos estudantes envolvidos nas atividades citadas, durante o período em que a greve vigorar.

A greve é por TEMPO INDETERMINADO. Torcemos para que as reivindicações dos servidores sejam atendidas rapidamente pelo Governo para que em breve as aulas voltem ao normal, sem muitos prejuízos à comunidade escolar, especialmente aos estudantes. É sempre um transtorno, mas é preciso tomar uma atitude perante um governo que afirma que não haverá aumento salarial aos seus servidores.

Esperamos poder publicar boas notícias em breve, o mais breve possível...