quinta-feira, 30 de junho de 2011

Um toque feminino no Coração Verde

A partir de hoje o Coração Verde ganha uma colaboradora todo especial: a professora de Educação Física e atual Coordenadora de Esporte, Lazer e Artes, Shirley Nascimento. Assume, ao lado de Edivaldo Moura, a missão de contribuir para circular informação sobre o que acontece no nosso campus. O blog ganha um toque feminino e resgata a idéia original de se constituir de um grupo de colaboradores. E o Coração Verde é igual coração de mãe: cabe mais colaboradores aqui, que assumam os compromissos e princípios que geraram a criação desse blog. Quem sabe mais pessoas encabeçam a idéia e daqui a pouco tem umas cinco postando novidades por aqui, já pensou? Um blog ainda mais diversificado e rico de informações.

Edivaldo Moura entra de férias depois de um loooooooongo período (que descanse em paz, hahaha) e não deve postar em julho. E a partir de hoje já será possível conferir textos da super elétrica Shirley por aqui, que com certeza dará um toque feminino e dinâmica pra lá de especial em nosso blog, enfim, um novo astral (só espero que ela não se empolgue e deixe o blog todo cor de rosa e cheio de florzinhas ( : p)

Seja muito bem vinda, Shirley!!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PROUNI

Atenção, estudantes que fizeram o Enem 2010 e que pretendem ingressar em uma faculdade: estão abertas desde o dia 20 até 24 de junho deste ano as inscrições para o Programa Universidade Para Todos - PROUNI, que oferece bolsas de estudo em universidades particulares. Pode se inscrever quem fez 400 pontos na média das 5 provas do Enem 2010, tem renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, tirou nota acima de zero na redação e atende a um dos critérios abaixo:

- cursou o Ensino Médio em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral;
- é pessoa com deficiência;
- é professor da rede pública de ensino e quer concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia (nesse caso, não é preciso comprovação de renda)

Mais informações e inscrições no site do MEC: www.mec.gov.br

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A MELHOR DE TODAS AS FESTAS

Quem viu, viu. Quem não viu, vai demorar um pouco pra ver outra festa tão bonita quanto a do arraiá de ontem a noite. Tenho sete anos nesse campus e nunca tinha participado de uma festa tão bacana, e vi gente da velha guarda tarimbada em organizar festa afirmando que essa foi a melhor de todos os tempos da Instituição, incluindo os tempos da Escola Agrotécnica.

Com grande participação de servidores e estudantes, essa foi uma festa pra família, com certeza uma das características mais marcantes do evento. Pais de alunos, ex-alunos, muitas crianças, servidores e estudantes acompanhados dos cônjuges e de seus filhos, amigos convidados... A comunidade escolar inteira reunida como poucas vezes se vê.

O ambiente também ajudou muito. A recente obra construída na frente do ginásio (estacionamento e pracinha) foi aproveitada como pista de dança e espaço para mesas e cadeiras próximas a barracas com  comidas típicas, além da tradicional cadeia. As apresentações foram feitas dentro do ginásio, e a platéia lotou os lugares da arquibancada para conferir o espetáculo.

Começou às 18 horas, com uma apresentação do coral Meninos Cantores de Castanhal.  Em seguida, começaram as danças das quadrilhas. A primeira quadrilha a se apresentar foi a da turma 3ª C, seguida da apresentação da quadrilha da 3ª A.

Quadrilha da turma 3ª C

Quadrilha da turma 3ª A

Logo em seguida, teve início a apresentação dos padrinhos das turmas. Sete casais de servidores se apresentaram, com desfiles, danças e dramatizações: Klewton Adriano e Roberta Coelho, pela turma PM Meio Ambiente; Edivaldo Moura e Irismar Brasil (2ª C); Aldrin e Louise (Agronomia 2010); Zenaira e Roberto Dias (3ª C); Célia Guimarães e Fernando Favacho (3ª A); Acácio e Suzi (PM Floresta); e Maria José e José Tavares (2ª B). O casal de padrinhos que ficou em 1º lugar foi Aldrin e Louise, que dançaram um pout-porri com muitos ritmos e coreografias (com direito ao moonwalk de Michael Jackson) e levantaram a platéia, especialmente a torcida organizada da turma de Agronomia. Edivaldo e Irismar ficaram em segundo lugar, após uma divertida dramatização da música "Barriga Branca", da Banda Mastruz com Leite, com direito a vários objetos cênicos e entrada e saída no carrinho de mão. O casal Klewton Adriano e Roberta Coelho mandaram bem no "forró do meio ambiente" e ficaram em 3º lugar.

 Klewton Adriano e Roberta Coelho

 Edivaldo e Irismar

 Louise e Aldrin

 Zenaira e Roberto Dias

 Maria José e Tavares

 Fernando Favacho e Célia Guimarães

 Suzi e Acácio

Todos os padrinhos e madrinhas de turma

Houve uma dramatização da história do boi bumbá.Depois, foi a vez da quadrilha dos servidores se apresentar. A última quadrilha da noite foi a da 3ª B, com direito a fogos e muitas performances.

 Quadrilha dos servidores

Quadrilha dos servidores

Quadrilha da 3ª B


E aí veio um dos momentos mais esperados da noite: o desfile das miss. Oito miss se apresentaram esse ano, e a exemplo da Festa Junina 2010, as meninas deram um verdadeiro show de beleza, graciosidade, ginga e muita simpatia. A grande campeã esse ano foi a estudante Érica, da 2ª A, que havia ficado em segundo lugar no ano passado. Como vice-campeã ficou a estudante Jhennifer Brenda, da 3ª B. O terceiro lugar coube a Thamires, da 2ª C.


Érica, miss da turma 2ª A (campeã)

Jhennifer Brenda, miss da turma 3ª B (2º lugar)

 Thamires, miss da turma 2ª C (3º lugar)


Estudante Suzana, miss da turma PM Floresta 2011

 Patrícia, miss do PM Meio Ambiente

 Thays, miss da 3ª C

 Camila, miss da 1ª A

 Maria Andrea, miss da turma 1ª D (PROEJA)

A premiação das miss aconteceu por volta de 23 horas. Para deleite do público, feliz e incansável, a festa se estendeu até 0h30, dando muito tempo para quem ainda queria arrastar o pé. Nada de confusão, briga, nada. Absolutamente nada comprometeu o evento. Um verdadeiro prêmio para a equipe de servidores e estudantes que trabalharam na organização. Mérito a todos e a todas. Mas, é necessário dar um crédito todo especial à grande articuladora dessa festa que caiu nas graças da comunidade escolar: Professora Shirley Nascimento!


Elétrica e dona de um carisma envolvente, a nossa mais nova professora de Educação Física renovou a cara do Setor de Esportes, Lazer e Artes e é com certeza a maior responsável pela linda festa de ontem. Determinada e sem deixar a peteca cair, coordenou os trabalhos que culminaram em uma noite de festa que vai ficar para a história.

A Festa Junina que vimos nessa quinta provou que é possível fazer festa dentro da escola, com segurança, sem bebidas alcóolicas e com diversão garantida. A comissão de formatura, responsável pela venda das comidas, conseguiu vender tudo muito rapidamente. Possivelmente, teria lucrado ainda mais se tivesse previsto tanto gente e tanta animação. E sem precisar vender nenhum tipo de bebida alcóolica. E isso tem uma explicação lógica. Como se tratava de uma festa tradicional e com ambiente familiar, os pais (tanto servidores quanto estudantes e convidados) trouxeram seus filhos e companheiros (as), o que garantiu a venda de todos os quitutes. Ficou um gosto de quero mais para as pessoas que estiveram na festa. É natural que se crie expectativas pelas próximas. E se mantermos esse formato familiar e de muita animação, descontração e tranquilidade que vimos ontem, com toda a certeza vai ser bom demais! Ô se vai!



Veja mais fotos no orkut do Instituto: 

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=11756825487519264360&aid=1308424633

quinta-feira, 16 de junho de 2011

COMBATE AO BULLYING


Mais uma ação de combate ao bullying foi realizada ontem no IFPA Campus Castanhal. Após o trabalho pedagógico de acompanhamento aos estudantes e aos professores, a Equipe Técnico-Pedagógica organizou uma mesa redonda para discussão dessa temática, a partir dos dados obtidos nas enquetes realizadas durante o referido acompanhamento.

Embora seja reconhecido que o bullying tenha sido bastante amenizado nos últimos anos, o resultado da enquete traz números preocupantes: 40% dos estudantes de nível médio pesquisados afirmaram que são ou já foram vítimas de bullying aqui no campus (a pesquisa foi feita em 10 turmas, com 276 estudantes, nos meses de abril e maio de 2011). Dos professores do Ensino Médio, 56% (19 dos 34 professores pesquisados) afirmam que já presenciaram ou ficaram sabendo de casos de bullying no campus.

Todas as turmas e professores do Ensino Médio foram convocados para a atividade, mas lamentavelmente poucos compareceram, o que evidencia mais uma vez a falta de compromisso de muitos com atividades extra-classes tão importantes como essa (ou a falta de interesse de debater esse tema, talvez). Ainda assim, a ação foi produtiva e muito importante, e quem participou pôde, com certeza, tirar proveito.

A mesa redonda foi composta por Edivaldo Moura, Técnico em Assuntos Educacionais e atual Coordenador Geral de Assistência ao Educando, que apresentou os dados da pesquisa aos presentes e coordenou a mesa; pelo professor de geografia do campus, Eldeenaldo; e por Severino Júnior, Coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS de Castanhal.

Após as falas dos integrantes da mesa e a intervenção de alguns participantes da platéia, a atividade foi encerrado com a assinatura de um termo de parceria entre o IFPA Campus Castanhal e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Castanhal, através do CREAS. Essa parceria objetiva abrir as portas do campus para o recebimento de adolescentes atendidos pelo CREAS em cumprimento de prestação de serviços à comunidade, como formas de integrá-los em um espaço pedagógico e lhes propiciar novas perspectivas a partir da educação. Também deveremos contar com a equipe do CREAS em palestras e outras atividades educativas em nosso campus, como fruto dessa parceria.


Também estiveram presentes no evento o Professor Betinho, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social de Castanhal e a equipe técnica do Tribunal de Justiça.



Integração com as Famílias

Ontem pela manhã foi realizado em nosso campus o I Encontro com as Famílias em 2011. A exemplo do ano anterior, este foi um momento para que pais e responsáveis pudessem, junto com seus filhos, conhecer os projetos e experimentos da Instituição. E assim como em 2010, essa metodologia demonstrou-se muito mais agradável do que as tradicionais reuniões de pais onde vários diretores e coordenadores faziam longas explanações em uma sala e os pais perguntavam sobre o comportamento dos filhos, notas e coisas do tipo. Dessa vez, como no ano passado, foi possível ver estudantes e seus pais, lado a lado, caminhando pelos projetos do campus. As perguntas dos pais, nesse contexto, passam a ser sobre os projetos e acerca de dúvidas que os agricultores vivenciam em seu dia a dia no trabalho da agricultura familiar. Definitivamente, uma forma de integrá-los no processo de ensino e aprendizagem.

O início desse encontro foi no auditório central, onde os pais puderam conferir uma belíssima decoração e apresentações artísticas de estudantes do campus, sob a coordenação da professora de Artes Ana Patrícia Gutierrez e com a participação da pianista Haydée Graci Andrade.

Veja o vídeo com a apresentação do Coral Meninos Cantores de Castanhal, que cantaram músicas do folclore brasileiro: Escravos de Jó, Ciranda Cirandinha, Terezinha, Entrei na Roda e Carneirinho Carneirão, e com o estudante Raul Araújo, tocou "Ainda não comprei" no piano.


Professora Ana Patrícia canta "Senhora Dona Sancha", de Waldemar Henrique

 Recital de piano: estudante Raquel de Jesus toca "Bão-ba-la-lão"


Antônio Josiel Cruz toca "Mucama Bonita" 


 Eduarda Ferreira tocando "Cantiga de Ninar"


 Jeferson Almeida toca "Passa-passa gavião"


Thays Sodré tocando "Valsa do Ré"


O Diretor do campus, professor Edinaldo Feitosa, fez um pronunciamento de boas-vindas. Os servidores presentes foram apresentados e o Diretor de Ensino, Fernando Favacho, explicou o que seria a caminhada pedagógica, metodologia adotada para propiciar aos pais presentes o conhecimento dos experimentos do campus.

O microônibus levou os participantes, pais e estudantes, para o primeiro experimento a ser visitado: o Sistema Agroflorestal - SAF de cupuaçu, onde os pais puderam tirar dúvidas sobre a produção do cupuaçu no SAF e sobre problemas como a "bruxa de vassoura", uma doença causada por fungos que atinge as folhas das árvores. Nesse e em todos os experimentos, havia servidores e estudantes bolsistas apresentando os projetos e tirando as dúvidas dos pais. A caminhada pedagógica prosseguiu pela suinocultura, horta, experimentos com caprinos coordenado pela professora Célia Guimarães, o setor de ovinos e caprinos, outro SAF próximo à Casa do Mel, terminando na agroindústria, onde pais e estudantes apreciaram o iogurte produzido na escola, antes de serem encaminhados para o almoço. Um pouco antes, foi aplicado com eles um questionário em preparação ao Conselho de Classe, onde, a exemplo do que já havia sido feito com professores e estudantes, foi realizada uma enquete sobre bullying. Os pais também foram convidados a participar da mesa redonda sobre bullying, que ocorreria na tarde desse mesmo dia, e da Festa Junina do campus, que aconteceria na noite do dia seguinte.
 Caminhada Pedagógica: SAF de cupuaçu


Na suinocultura 


 Conhecendo a horta


 Experimentos da professora Célia Guimarães, com caprinos


Setor de Ovinos e Caprinos (mandala)


Na agroindústria


Um dos momentos mais bonitos do encontro ocorreu na última SAF visitada, onde pais, servidores e estudantes presentes se deram as mãos em roda, havendo muitos depoimentos de pais expressando sua satisfação com a escola. Todos oraram um Pai-Nosso e cantaram parabéns a um dos pais, Senhor Manoel, que estava aniversariando naquele dia.

Última SAF visitada: confraternização

terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma tarde contra as Drogas

Estudantes do 1º ano do curso de Agropecuária 2011 organizaram, sob a orientação da professora Rozita Farias, uma tarde de reflexão sobre as drogas, no auditório central do campus, com o tema "Drogas, ilícitas e lícitas", um evento que foi aberto à participação da comunidade escolar.

A atividade foi composta por uma apresentação teatral que eu tive a oportunidade de fotografar, mas lamento não ter filmado, pois foi belíssima e o elenco estava ótimo, principalmente a estudante protagonista e diretora Marciane da Silva, que acabou substituindo a estudante Ingrid da Silva, que torceu o pé durante ensaio. Percalços a parte, considerei a encenação o ponto alto da programação. Os estudantes não precisaram de palavras para passar o recado à platéia. Música e muita expressão corporal deram conta de transmitir a mensagem dos adolescentes sobre o uso das drogas. Prova de que há muito talento na Instituição, precisando de mais espaço para aparecer.



Após a apresentação, vieram as palestras. A primeira foi ministrada por Domingos Sávio, coordenador geral de produção e pesquisa e também diácono da Igreja Católica, que falou sobre o tema "Como a religião vê as drogas?", apresentando, portanto, um enfoque religioso acerca dessa problemática.
Domingos Sávio: enfoque religioso na temática drogas

Depois, tivemos uma palestra com a assistente social do campus, Eliani Neves, e com a coordenadora de residência escolar, Irismar Brasil, que falaram sobre o tema "Juventude e Drogas", utilizando uma dinâmica de apresentar diversas afirmações sobre drogas, perguntando se era "verdadeiro ou falso", e fazendo reflexão acerca das afirmações.
Eliani Neves, assistente social

A palestra seguinte foi "Os danos que as drogas causam à nossa saúde", ministrada pela perita Celcina Caxias, do Centro de Perícia Científica Renato Chaves. O médico do campus, Dr. Euler Cunha, também fez uma apresentação, complementando as informações socializadas por Celcina Caxias. Ambos deram uma abordagem ao tema a partir de um enfoque mais clínico.
Celcina Caxias, convidada do Centro de Perícia Científica Renato Chaves

A atividade foi encerrada por volta de 17h30. Uma pena ter começado com um auditório semi-lotado e ter terminado com bastante evasão, mais uma prova de que falta mais envolvimento da comunidade escolar em atividades importantes como essa. A participação dos professores até o final da atividade, e o aproveitamento da mesma em desdobramentos das reflexões em sala de aula certamente incentivariam os estudantes a ficar até o final. O que prova também que atividades como essa podem e devem ser feitos de maneira mais integrada. O que não desmerece o mérito da mesma. Muito ao contrário. Foi muito produtivo e merece continuidade.

Parabéns aos servidores e estudantes envolvidos na atividade, especialmente aos adolescentes que estiveram na organização: Adailton Pinto, Antônio Wallyson, Andreza Alcântara, Andreza Oliveira, Ana Camila, Ingrid da Silva, Ingrid Carvalho, Marciane da Silva, Renata e Rita Derivalda.

Mais fotos disponíveis no orkut do campus:
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=11756825487519264360&aid=1308024255