sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Troca de Saberes (o filme)

Em 2010, quatro educadores do IFPA Campus Castanhal (Romier Sousa, Edeenaldo, Jaime e Edivaldo Moura) fizeram, durante dois dias, visitas às comunidades quilombolas de Concórdia do Pará ao qual pertencia parte da turma do Proeja Quilombola do IFPA Campus Castanhal. A visita colocou os educadores na posição de educandos, ao se deparar com a realidade dessas comunidades e com o dia a dia desses estudantes.

Toda a viagem e as experiências vivenciadas durante a visita foram filmadas pelo Técnico em Assuntos Educacionais Edivaldo Moura, que produziu um vídeo-documentário a partir dos materiais de filmagem. O resultado é o filme "Troca de Saberes", que registra os principais momentos da visita.

Alguns trechos são marcantes, quando não hilários. Como o que mostra os estudantes quilombolas ensinando aos educadores como subir em um açaizeiro usando a peconha. Vale a pena conferir os sacrifícios e proezas dos professores Edeenaldo, Jaime e Edivaldo em subir no açaizeiro. Outro trecho marcante mostra as reuniões feitas nas comunidades, e a satisfação dos familiares dos estudantes com a visita do Instituto às suas terras; ou ainda as visitas às casas, sendo que vários estudantes foram encontradas trabalhando na roça e na casa de farinha. E a ex-professora de vários estudantes quilombolas de nosso campus, que continua firme e forte dando aulas a diversas crianças de uma turma multisseriada na Comunidade de Campo Verde. E para os que gostam de rir um pouco, é possível observar Romier, Edeenaldo e Jaime... dormindo!

Troca de Saberes foi exibido por ocasião do último momento de socialização da turma do Proeja Quilombola, em dezembro de 2010, e já está no youtube, podendo ser conferido abaixo:

A Troca de Saberes do Proeja Quilombola

Ocorreu neste dia a defesa do artigo Nós tamo aprendendo com eles, eles tão aprendendo com a gente: a troca de saberes vivenciados na turma Proeja Quilombola - IFPA Campus Castanhal, dos estudantes do Curso de Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais (ERER) Janaína da Silva Vaz e José Edivaldo Moura da Silva, sob orientação do Prof. Msc. Romier da Paixão Sousa.

O artigo teve por objetivo analisar de que forma estava ocorrendo a troca entre os saberes que os estudantes traziam de suas comunidades quilombolas e os saberes técnico-científicos trabalhados pelo Instituto, através da alternância pedagógica adotada pela turma.


Compuseram a banca examinadora o Prof. Dr. Mário Médice Costa Barbosa, a Prof. Msc. Maria Roseane Corrêa Pinto Lima e o Prof. Msc. Elias Diniz Sacramento. Alguns professores e a maioria dos estudantes da turma do Proeja Quilombola assistiu à apresentação, além do Coordenador Geral de Ensino, Luís Nery Rodrigues, da Diretora de Desenvolvimento Educacional, Gleice Oliveira, e de outros integrantes da Equipe Técnico-Pedagógica do Campus.


O trabalho, de uma forma geral, agradou bastante a banca e aos ouvintes, tendo os autores conquistado ótimas notas. O pouco tempo de pesquisa (a pesquisa de campo foi realizada somente no tempo escola dos meses de novembro e dezembro) não possibilitou um maior aprofundamento, o que enfatizou a importância da continuidade da pesquisa junto à turma do Proeja Quilombola, que é uma experiência singular e, com certeza, muito rica em nosso estado.


Já foram realizadas algumas defesas dos estudantes do ERER e outras defesas já estão agendadas. Outra servidora do campus apresentará seu trabalho amanhã, dia 26 de fevereiro. Trata-se de Nieda Dasmasceno de Souza, que apresentará junto com seu parceiro de dupla Erinaldo Furtado Cardoso o artigo Imagens refletidas, visões omitidas: Um breve estudo sobre a visibilidade e a invisibilidade da imagética do negro no Livro Didático de História do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Cônego Leitão-Castanhal-PA. A defesa ocorrerá às 9 horas, no Auditório de Mecanização.


 


 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cinema na Escola: Violência Escolar e Bullyng

Como parte da Semana de Recepção e Integração Estudantil 2011, e dando início a uma atividade integrada do Cine IFPA, que consiste na exibição e debate de filmes com temáticas voltadas para a juventude, para turmas de diferentes séries, foi exibido na tarde de ontem o filme Bang! Bang! Você Morreu! (ver sinopse).

Seis turmas lotaram o auditório central para assistir ao longa: 1ª A, 1ª B, 1ª C, 2ª A, 2ª B, 2ª D. O filme promoveu a discussão sobre violência na escola e sobre o bullyng. O Técnico em Assuntos Educacionais, Edivaldo Moura, fez uma reflexão com os estudantes antes e após a exibição. A atividade foi prestigiada pelas professores Ana Patrícia, Rozita Farias e Maria Aparecida Nery.

O mesmo filme será exibido para as turmas do subsequente e do 3º ano, na quinta-feira, com sessões pela manhã e pela tarde. A idéia é dar continuidade ao projeto. Outros filmes estão cotados para serem exibidos em breve: As Melhores Coisas do Mundo, O Céu de Outubro, dentre outros.

Começa a Semana de Recepção 2011

O início das aulas estava marcado para a última quinta-feira, dia 10, mas começou pra valer mesmo no dia 14 de fevereiro.

Auditório Central lotado de novos estudantes, vários acompanhados por pais, avós e responsáveis. O Diretor Geral em exercício, João Tavares do Nascimento, fez um discurso de boas vindas. Em seguida, foi exibido um curta-metragem sobre a I Semana de Integração em Ciência, Arte e Tecnologia - I SICAT (veja o vídeo) realizada em 2010. Os Coordenadores de Assistência ao Educando, Edivaldo Moura, e de Ensino, Nery Rodrigues, deram informes sobre a programação da semana, uniforme escolar, processo seletivo de residência estudantil, refeitório, carteirinha de meia passagem, dentre outras dúvidas.

O evento pela manhã foi encerrado com um culto ecumênico, com a participação de representantes das igrejas Católica, Assembléia de Deus e Centro Espírita (representantes da Umbanda, Quadrangular e Messiânica também foram convidados, mas não puderam estar presentes). Após o culto ecumênico, foi servido um lanche aos participantes, com gêneros produzidos na agroindústria do campus.

À tarde, houve uma aula inaugural, ministrada pelos professores Fernando Favacho e Cícero Paulo, sobre Currículo Integrado.

Após a aula inaugural, as turmas de primeira série tiveram uma palestra sobre Sexualidade, ministrada pela equipe do Setor Médico do campus: Dr. Euler Cunha, a Técnica em Enfermagem Walkelly e a Auxiliar de Enfermagem Deuzarina.

A programação cultural está sendo realizada durante toda a semana, sob coordenação do Grêmio Estudantil Edson Luiz. Até o dia 18 de fevereiro, serão realizadas visitas aos setores produtivos do campus, sessões de cinema com debate (atividades de integração entre as turmas) e o tradicional Torneio de Integração.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Veja o filme da I SICAT

Ontem, por ocasião da Recepção aos novos estudantes do Ensino Médio Integrado e dos cursos subsequentes, foi exibido o filme da I Semana de Integração em Ciência, Arte e Tecnologia (I SICAT), realizada no Campus Castanhal em novembro de 2010. A SICAT é uma nova versão, com maior ênfase na pesquisa científica, da antiga FAAC (Feira Agropecuária, Artes e Ciências), tradicionalmente realizada durante vários anos na antiga Escola Agrotécnica Federal de Castanhal.

O filme já está disponível no youtube. Confira:

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Chegou a Hora: Vestibular IFPA Campus Castanhal 2011!

A tranquilidade tem marcado a realização da prova do Vestibular que está sendo realizada neste domingo, dia 13 de fevereiro, no IFPA Campus Castanhal. Pelo menos até agora. Espera-se que no decorrer de toda a prova continue assim.

Os portões foram abertos às 7 horas. A prova teve início pontualmente às 8 horas e deverá ser encerrada às 13 horas. 555 candidatos disputam 40 vagas para o Curso de Engenharia Agronômica (concorrência de 10,97 por vaga) e 40 vagas para o curso de Tecnologia em Aquicultura (2,9 por vaga). Houve um número de 61 candidatos faltosos. Muitos ex-estudantes agricolinos marcaram presença na prova e disputam a chance de voltar a estudar em nosso campus.

Do total de 555 candidatos, 549 haviam optado por fazer a prova em Castanhal e 6 em Tucuruí.

A prova foi composta por 54 questões objetivas e uma redação. Amanhã, dia 14 de fevereiro, deverá ser publicado o gabarito preliminar da prova objetiva. O período para impetrar recursos é de 15 a 16 de fevereiro. Dia 18 de fevereiro será publicado o gabarito oficial e a divulgação do listão de aprovados está prevista para ocorrer a partir de 28 de fevereiro. Faremos, é claro uma postagem caprichada, afinal o vestibular do IFPA Campus Castanhal encerra a maratona de provas às quais muitos de nossos estudantes se submeteram para tentar garantir a tão sonhada vaga na faculdade.

Abaixo, fotos do Vestibular:

Abertura dos portões

Fiscais conferem a documentação dos candidatos

Após identificação junto aos fiscais, os candidatos consultaram suas salas 

 Parte da equipe de fiscalização do Processo Seletivo

 Parte da equipe de fiscalização do Processo Seletivo

 Realização da prova






  Muitos ex-estudantes do campus fizeram a prova














 Membros da Comissão do Processo Seletivo e fiscais volantes, da esquerda para a direita: Camila Oliveira, Rosana Cardoso Rodrigues, João Tavares do Nascimento (Diretor de Administração e Planejamento), Gleice Oliveira (Diretora de Ensino), Bosco Brito e Roberta Coelho.

Sala da Comissão do Processo Seletivo, da esquerda para a direita: Paulo Renato, Edinaldo Feitosa (Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal), Ângelo Carvalho e Lian Brandão.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Semana de Recepção Estudantil 2011 começou hoje

Poucos estudantes no campus (e mais veteranos do que calouros!). Também pudera. A antecipação do início das aulas de 14 para 10 de fevereiro só foi feita recentemente, e muita gente se matriculou achando que o semestre letivo só iniciaria na próxima segunda-feira.

Mas, o número reduzido de estudantes já era esperado. Embora com poucas pessoas, a programação foi bastante interessante. Os estudantes foram reunidos no auditório central, com a presença da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Gleice Izaura, do Coordenador Geral de Assistência ao Educando, Edivaldo Moura, do Coordenador Geral de Ensino, Luís Nery Rodrigues, da Técnica em Assuntos Educacionais, Gilsara, da Assistente Social, Eliani Neves, e das professoras Ana Patrícia Gutierrez e Waldiléa, além do presidente do Grêmio Estudantil, Ítalo Ferrari.

Feitos explicações sobre o campus e sobre as dúvidas principais dos calouros, também houve manifestações de veteranos que estavam no auditório, desejando-lhes boas vindas. Houve um café da manhã no refeitório, seguido de um tour pelos setores administrativos e pedagógicos do Instituto. Após o tour, foi servido um almoço (gratuito).

A Semana de Recepção e Integração Estudantil continua até o dia 18 de fevereiro. Abaixo, a programação do evento:

10/02/11(5ª feira)


Manhã: 7:30: Recepção dos novos estudantes no Auditório Central
-          Dinâmica de descontração
-          Boas Vindas
-          Apresentação da Direção do Instituto, das Coordenações Pedagógicas e do Grêmio Estudantil
-          Entrega e Apresentação da Programação da Semana de Recepção e Integração
8:00: Café da manhã (refeitório)
9:00: Passeio pelos setores adm. e pedagógicos do Instituto
11:00: Almoço festivo (gratuito neste dia)

Tarde: 13:30: Aula normal

Noite:  19h: Boas Vindas à turma P.M. Redes de Computadores
19:30: Programação Cultural (Grêmio Estudantil)

11/02/11(6ª feira)


Manhã: 7:30: Aula normal
Tarde: 13:30: Aula normal
Noite: 19:30: Programação Cultural (Grêmio Estudantil)

14/02/08 (2ª feira)

Manhã: 8h (em frente ao prédio administrativo): Hasteamento das Bandeiras
9h (auditório central) – Dinâmica
9h15 – Apresentação do IFPA Campus Castanhal
9h30 – Fala do Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal
9h50 – Orientações gerais (CGAE, CGE)
10h - Lanche
10h15 - Culto Ecumênico

Tarde: 14h (Auditório Central): Aula Inaugural (para os novos estudantes).
16h: Palestra sobre Sexualidade (para os estudantes da 1ª série)

Noite: 19h: Orientação Institucional na turma P.M. Redes de Computadores
19h30: Programação Cultural (Grêmio Estudantil)

15/02/11 (3ª feira)

Manhã
Visita integrada aos Setores da Escola
07h30 :Turma 1ª A -Visita no Setor A
 Turma 1ª B- Visita no Setor B
10h:     Turma 1ª A -Visita no Setor B
 Turma 1ª B- Visita no Setor A

Tarde: 14h (aud. Central): Atividade Integrada (Cine IFPA): Filme Bang Bang, Você Morreu
Turmas: 1ª e 2ª séries

13h30: PM Meio Ambiente -Visita Setor A
            PM Floresta -Visita Setor B
16h:     PM Meio Ambiente -Visita Setor B
            PM Floresta -Visita Setor A

Noite: 19:30: Programação Cultural (Grêmio Estudantil)

16/02/11 (4ª feira)

Manhã
Visita integrada aos Setores da Escola
07h30: PM Agroindústria (M) -Visita Setor A
 Turma 1ª C -Visita no Setor B
10h:      PM Agroindústria (M) -Visita Setor B
             Turma 1ª C -Visita no Setor A
Tarde
Visita integrada aos Setores da Escola
13h30: PM Agroindústria (T)-Visita Setor A
 P.M. Redes (N) - Visita no Setor B
16h:     PM Agroindústria (T)-Visita Setor B
             P.M. Redes (N) - Visita no Setor A

Noite: 19:30: Programação Cultural (Grêmio Estudantil)

17/02/11 (5ª feira)
Manhã: 8h: (aud. Central): Atividade Integrada (Cine IFPA): Filme Bang Bang, Você Morreu
Turmas: P.M. Agropecuária 2010; P.M. Agroindústria 2011

Tarde: 14h: (aud. Central): Atividade Integrada (Cine IFPA): Filme Bang Bang, Você Morreu
Turmas: 3ª série; P.M. Meio Ambiente, P.M. Redes 2011

Noite: 19h30 (Ginásio): Início do Torneio de Integração (M e F): Futsal

18/02/11 (6ª feira)
Manhã e Tarde: Continuação do Torneio de integração

Noite: 19h30: Programação Cultural de Encerramento da Semana de Recepção (Grêmio Estudantil)

___________________________________
Setor A – Agroindústria - Hidroponia – Viveiro - Agroecologia             
Setor B – Mecanização - Avicultura - Estação Meteorológica – Piscicultura – Ovinocultura - Suinocultura - Bovinocultura

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Campus Castanhal recebe sua nova Assistente Social

Depois de ter recebido em 2010 um Médico, uma Técnica em Enfermagem e uma Técnica em Alimentos, a Coordenação Geral de Assistência ao Educando - CGAE ganhou outro importante reforço para o ano de 2011: uma Assistente Social.

Eliani de Souza Neves formou-se em Serviço Social em 2006, pela Universidade Federal do Pará. Na faculdade, foi bolsista do Programa Infância e Adolescência, um projeto de extensão. De lá pra cá, já trabalhou em uma ONG chamada GEMPAC, através do Projeto Atelier da Vida, que trabalhava com adolescentes em situação de vulnerabilidade social; no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, atendendo às famílias; e no Movimento República de Emaús, no Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (seu último trabalho até então).

Muito simpática, revelou sua identificação com o trabalho de atendimento ao público jovem, especialmente adolescentes, em relação aos quais tem experiência na área da defesa de direitos e atendimento a jovens em situação de risco, e demonstrou ter gostado bastante do desafio de trabalhar na CGAE. Sua trajetória, juventude e interesses profissionais mostram que ela pode "cair como uma luva" para o trabalho de assistência estudantil do Instituto.

A chegada da Assistente Social deve ajudar bastante a melhorar esse trabalho. No entanto, a necessidade da classe discente (que cresce ano após ano) é tamanha que esperamos que novas contratações aconteçam o mais depressa possível, de mais assistentes sociais, pedagogos e psicólogos. É lamentável que um setor responsável pela assistência estudantil só conte com um pedagogo (o próprio coordenador geral) e agora uma assistente social, e não tenha nenhum psicólogo. Os estudantes precisam ser melhor assistidos em suas necessidades e isso requer a ampliação e a qualificação urgente de nosso corpo profissional.

Eliani deverá trabalhar na assistência estudantil de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, em uma das salas do prédio da CGAE.

Seja muito bem vinda!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Processo Seletivo da Residência Estudantil


O Processo Seletivo da Residência e Semi-residência Estudantil (masculina e feminina) começa dia 14 de fevereiro de 2011. Todos deverão participar, tanto os residentes e semi-residentes veteranos (modalidade de permanência) quanto os calouros e novos candidatos à residência e à semi-residência estudantil (modalidade de ingresso).

Abaixo, os editais, na íntegra, aos interessados e interessadas (atenção, são dois editais, um abaixo do outro, de residência e de semi-residência, respectivamente):

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA ESCOLAR DE 2011

O Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal, no uso das suas atribuições, torna público a realização do Processo Seletivo para preenchimento de vagas para a Residência Escolar Masculina e Feminina do IFPA Campus Castanhal no primeiro semestre letivo de 2011, com base no disposto neste Edital.

1. Entende-se por residente escolar o (a) estudante que mora, pernoitando, em um dos alojamentos estudantis do IFPA Campus Castanhal, exclusivamente de segunda-feira a sexta-feira, salvo os sábados letivos, e demais sábados, domingos e feriados autorizados pela CGAE mediante requerimento preenchido e fundamentado por residentes oriundos (as) das cidades mais distantes e sem condições econômicas de viajar para suas localidades.

2. Poderão participar da seleção: estudantes matriculados (as) no IFPa, carentes de recursos sócio-econômicos, cujas famílias não residam na cidade de Castanhal.

3. Primeira Solicitação (Ingresso na Residência): estudantes com interesse em ingressar na residência escolar deverão efetuar sua inscrição, a entrega de documentos e participar das etapas de seleção, obedecendo ao calendário e normas deste edital.

4. Renovação de Benefício (Permanência na Residência): estudantes residentes no ano de 2010 que pretenderem permanecer na residência escolar deverão solicitar sua permanência entregando os mesmos documentos, obedecendo ao mesmo período de inscrição e sendo avaliados pelos mesmos critérios de seleção a que se refere este edital, com ênfase na postura disciplinar do estudante, não tendo, no entanto, que participar das entrevistas e do laboratório grupal.

5. A fim de requerer a sua inscrição, o (a) estudante deverá apresentar a seguinte documentação:

a) RG e CPF (original e cópia);

b) Comprovante de renda familiar atualizado (ano de 2011), do responsável e/ou das pessoas que contribuem com as despesas da residência: contracheque, declaração de empregador, carteira profissional, carnê de aposentadoria ou pensão, extrato de benefício do INSS, pensão alimentícia, declaração de que trabalha por conta própria contendo renda mensal, e/ou quinzenal (desde que reconhecida em cartório), comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ou declaração de baixa renda expedida por associação, cooperativa, sindicato ou prefeitura da localidade dos pais ou responsáveis, no caso de atividade doméstica, agropecuária ou autônoma sem renda fixa (serão aceitas somente declarações onde conste o CNPJ da entidade, em papel timbrado ou com o carimbo da mesma e com assinatura devidamente legível onde conste o CPF do declarante;

c) Comprovante da fatura de energia elétrica domiciliar atualizado (2011) que não ultrapasse o consumo mensal de 100 (cem) KW/H (com exceção para portadores de necessidades especiais), que deverá estar no nome do (a) estudante ou de seus pais. No caso de estar em nome de terceiros, o (a) estudante deverá apresentar declaração do titular da conta de energia elétrica afirmando que o (a) candidato (a) reside com o referido titular. Em caso de imóvel alugado, será obrigatório a apresentação de declaração do dono do imóvel e contrato de aluguel;

d) Questionário Sócio-Econômico e Requerimento (deverá preenchê-los na CGAE, após a apresentação dos documentos);

e) 2 fotos 3 x 4 para candidatos ao ingresso na residência e 1 foto 3 x 4 para candidatos à permanência na residência escolar.

6. O Processo Seletivo constará de duas etapas:

a) 1ª etapa: terá caráter eliminatório e classificatório e consistirá de:

· Análise dos documentos dos (as) candidatos (as), bem como de suas Fichas Individuais na CGAE;

· Entrevistas - o (a) candidato (a) só fará a entrevista se apresentar os documentos requeridos no período determinado neste edital.

b) 2ª etapa: terá caráter eliminatório e consistirá de Laboratório Grupal a ser realizado com os (as) candidatos (as) classificados (as) na primeira etapa - que serão convocados através de avisos afixados na escola e disponíveis na Secretaria da CGAE. A ausência ao Laboratório Grupal implicará na eliminação do (a) candidato (a) do Processo Seletivo. Não haverá justificativa de falta por conta de participação em outras atividades pedagógicas, como aulas, provas, visitas técnicas, etc. A falta por motivo de doença só poderá ser justificada mediante a apresentação de atestado médico no prazo máximo de 72 horas após a realização do Laboratório Grupal.

7. Critérios Para Seleção:

· Os (as) candidatos (as) passarão por um processo de verificação do nível de carência sócio-econômica, sendo privilegiados (as) aqueles (as) com maior carência, devidamente comprovada mediante a documentação descrita no item 5, considerando-se, quando couber, a renda familiar per capita;

· Além da carência sócio-econômica, são condições imprescindíveis para o ingresso ou permanência na residência escolar que o (a) candidato (a) não resida na cidade de Castanhal e tenha bom comportamento disciplinar no Instituto, este último critério para o caso de estudantes antigos (que estudaram no Campus Castanhal antes de 2011);

· A avaliação do comportamento disciplinar do (a) candidato (a) será feita com base na ficha individual do (a) estudante na CGAE, bem como em sua participação e postura no Instituto;

· Dentre os candidatos (as) que comprovarem baixa renda, residência familiar fora da cidade de Castanhal e bom comportamento disciplinar, terão preferência, na seguinte ordem:

1. portadores de necessidades especiais;

2. indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados (as) e filhos (as) de agricultores familiares;

3. candidatos (as) com domicilio familiar nas cidades mais distantes do IFPA Campus Castanhal;

4. menores de idade;

5. candidatos (as) que demonstrem habilidade para o relacionamento interpessoal;

· No caso dos portadores de necessidades especiais, há a possibilidade de ingresso ou permanência na residência escolar aos mesmos, independente de serem ou não classificados como de baixa renda, ficando estas exceções submetidas à avaliação da Comissão do Processo Seletivo de Residência Escolar;

· Após a classificação neste processo seletivo, o ingresso ou a permanência do (a) estudante estará condicionado ao preenchimento de um contrato de residência, pelo (a) estudante ou por um de seus pais ou responsável legal (no caso de menores de idade).

· No caso dos (as) candidatos (as) menores de idade aprovados (as), será obrigatório o consentimento dos pais ou responsáveis à inclusão ou à permanência dos (as) mesmos (as) na residência escolar, o que deverá ser feito mediante o comparecimento dos referidos pais ou responsáveis à CGAE, ocasião em que preencherão o contrato de residência.

· Na impossibilidade dos pais ou responsáveis virem à instituição, estes poderão emitir procuração a terceiros, outorgando-lhes poderes para responder por seus (suas) filhos (as) perante a Coordenação Geral de Assistência ao Educando do IFPA Campus Castanhal, no que diz respeito ao preenchimento do contrato de residência escolar. Neste caso, cópia de documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Carteira de Reservista) dos referidos pais ou responsáveis deverão ser anexadas à Procuração.

8. O Processo Seletivo da Residência Escolar obedecerá ao seguinte calendário:

a) Período de Inscrição e Entrega dos Documentos: 14/02 a 21/02/2011

b) Entrevista: 21 a 23/02/2011

c) Análise das Inscrições, Entrevistas, Sócio-Econômicos e Fichas Individuais (candidatos ao ingresso na residência): 24/02 a 01/03/2011

d) Divulgação dos (as) aprovados (as) à permanência na residência (residentes de 2010) e dos (as) aprovados (as) ao Laboratório Grupal (candidatos (as) ao ingresso): 02/03/2011

e) Laboratório Grupal: 03/03/2011

f) Divulgação do resultado final: 04/03/2011

g) Recursos (quando for o caso, deverão ser feitos na CGAE, mediante preenchimento de novo requerimento): 10/03/2011

h) Avaliação dos recursos: 11/03/2011

i) Divulgação do resultado definitivo: 14/03/2011

j) Preenchimento dos Contratos de Residência (antigos e novos residentes): 15 a 25/03/11

k) Ingresso na Residência: 15/03/2011 (após assinatura do contrato de residência e apresentação do enxoval básico: colchão, roupas de cama, toalhas, cadeado pequeno para o armário, copo para utilização no refeitório e outros objetos de higiene e de uso pessoal, itens esses não fornecidos pela instituição, estando sua aquisição sob a responsabilidade dos (as) estudantes e seus responsáveis. Os (as) estudantes e seus responsáveis ficam cientes ainda de que o IFPA Campus Castanhal não se responsabiliza pelos bens dos (as) residentes, sendo os mesmos de exclusiva responsabilidade de seus donos assim como a limpeza dos alojamentos é de responsabilidade dos (as) residentes, sendo estabelecida uma escala de limpeza para os (as) mesmos (as), cujo não cumprimento poderá acarretar, dentre outras sanções disciplinares, a perda da vaga na residência escolar).

9. Este concurso terá validade apenas para o preenchimento de vagas disponíveis no primeiro semestre letivo de 2011. O preenchimento de vagas que, porventura, venham a surgir no decorrer do referido semestre será feito através dos (as) candidatos (as) classificados (as) no processo seletivo, obedecendo à ordem decrescente de classificação.

10. A realização do Processo Seletivo para Residência Escolar será de responsabilidade de uma Comissão nomeada pela Direção Geral, sob a presidência da Coordenação Geral de Assistência ao Educando - CGAE.

11. A CGAE poderá solicitar a apresentação de documentos adicionais para fins de confirmação dos dados fornecidos pelos (as) estudantes, os (as) quais terão o prazo máximo de 48 horas para preparar a referida documentação, cuja não apresentação os eliminará do concurso.

12. A posterior verificação de dados enganosos dos (as) estudantes no Processo Seletivo implicará na exclusão da residência escolar, a qualquer tempo, sem prejuízo de sanções penais conforme o que prevê o Código Civil Brasileiro.

13. Os (as) candidatos (as) aprovados (as), e os pais e responsáveis dos (as) menores, estarão cientes de que o ingresso e a permanência na Residência Escolar estará sujeito ao cumprimento das normas referentes à mesma e previstas no Contrato de Residência Escolar e no Regimento Interno Disciplinar do Corpo Discente, podendo haver a perda do benefício no caso de seu não cumprimento.

14. Todos (as) os (as) residentes passarão por uma nova avaliação a cada semestre, devendo os (as) mesmos (as) requererem a renovação do benefício da residência, ocasião em que sua permanência na mesma será avaliada. A não realização desse pedido de renovação, dentro do período a ser divulgado semestralmente pela CGAE, implicará na perda da vaga na residência escolar, que será disponibilizada para outro (a) estudante.

15. Os casos omissos serão avaliados e julgados pela CGAE e, em instância máxima, pela Direção Geral do IFPA Campus Castanhal.

Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal


EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DE SEMI-RESIDÊNCIA ESCOLAR DE 2011

O Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal, no uso das suas atribuições, torna público a realização do Processo Seletivo para preenchimento de vagas para a Semi-Residência Escolar Masculina e Feminina do IFPA Campus Castanhal no primeiro semestre letivo de 2011, com base no disposto neste Edital.

1. Entende-se por semi-residente escolar o (a) estudante que faz uso do alojamento escolar, sem pernoite, para guardar seus pertences escolares, descansar e fazer sua higiene pessoal, no horário de 6h30 às 19h, exclusivamente de segunda-feira a sexta-feira, salvo com autorização da CGAE e aos sábados letivos, não podendo permanecer no alojamento em horário de aula ou de outras atividades didático-pedagógicas.

2. Poderão participar da seleção: estudantes matriculados (as) no IFPa, carentes de recursos sócio-econômicos, cujos locais de moradia (família, república ou outros) não sejam próximos da residência escolar do IFPA Campus Castanhal.

3. Primeira Solicitação (Ingresso na Semi-Residência): estudantes com interesse em ingressar na semi-residência escolar deverão efetuar sua inscrição, a entrega de documentos e participar das etapas de seleção, obedecendo ao calendário e normas deste edital.

4. Renovação de Benefício (Permanência na Semi-Residência): estudantes semi-residentes no ano de 2010 que pretenderem permanecer na semi-residência escolar, deverão solicitar sua permanência entregando os mesmos documentos, obedecendo ao mesmo período de inscrição e sendo avaliados pelos mesmos critérios de seleção a que se refere este edital, com ênfase na postura disciplinar do estudante, não tendo, no entanto, que participar das entrevistas e do laboratório grupal.

5. A fim de requerer a sua inscrição, o (a) estudante deverá apresentar a seguinte documentação:

a) RG e CPF (original e cópia);

b) Comprovante de renda familiar atualizado (ano de 2011), do responsável e/ou das pessoas que contribuem com as despesas da residência: contracheque, declaração de empregador, carteira profissional, carnê de aposentadoria ou pensão, extrato de benefício do INSS, pensão alimentícia, declaração de que trabalha por conta própria contendo renda mensal, e/ou quinzenal (desde que reconhecida em cartório), comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ou declaração de baixa renda expedida por associação, cooperativa, sindicato ou prefeitura da localidade dos pais ou responsáveis, no caso de atividade doméstica, agropecuária ou autônoma sem renda fixa (serão aceitas somente declarações onde conste o CNPJ da entidade, em papel timbrado ou com o carimbo da mesma e com assinatura devidamente legível onde conste o CPF do declarante;

c) Comprovante da fatura de energia elétrica domiciliar atualizado (2011) que não ultrapasse o consumo mensal de 200 (duzentos) KW/H (com exceção para portadores de necessidades especiais e gestantes), que deverá estar no nome do (a) estudante ou de seus pais. No caso de estar em nome de terceiros, o (a) estudante deverá apresentar declaração do titular da conta de energia elétrica afirmando que o (a) candidato (a) reside com o referido titular. Em caso de imóvel alugado, será obrigatório a apresentação de declaração do dono do imóvel e contrato de aluguel;

d) Questionário Sócio-Econômico e Requerimento (deverá preenchê-los na CGAE, após a apresentação dos documentos);

e) 2 fotos 3 x 4 para candidatos ao ingresso na semi-residência e 1 foto 3 x 4 para candidatos à permanência na semi-residência escolar.

6. O Processo Seletivo constará de duas etapas:

c) 1ª etapa: terá caráter eliminatório e classificatório e consistirá de:

· Análise dos documentos dos (as) candidatos (as), bem como de suas Fichas Individuais na CGAE;

· Entrevistas - o (a) candidato (a) só fará a entrevista se apresentar os documentos requeridos no período determinado neste edital.

d) 2ª etapa: terá caráter eliminatório e consistirá de Laboratório Grupal a ser realizado com os (as) candidatos (as) classificados (as) na primeira etapa - que serão convocados através de avisos afixados na escola e disponíveis na Secretaria da CGAE. A ausência ao Laboratório Grupal implicará na eliminação do (a) candidato (a) do Processo Seletivo. Não haverá justificativa de falta por conta de participação em outras atividades pedagógicas, como aulas, provas, visitas técnicas, etc. A falta por motivo de doença só poderá ser justificada mediante a apresentação de atestado médico no prazo máximo de 72 horas após a realização do Laboratório Grupal.

7. Critérios Para Seleção:

· Os (as) candidatos (as) passarão por um processo de verificação do nível de carência sócio-econômica, sendo privilegiados (as) aqueles (as) com maior carência, devidamente comprovada mediante a documentação descrita no item 5, considerando-se, quando couber, a renda familiar per capita;

· Além da carência sócio-econômica, são condições imprescindíveis para o ingresso ou permanência na semi-residência escolar que o local de moradia (família, república ou outros) do (a) candidato (a) seja fora da cidade de Castanhal ou em bairros distantes do IFPA Campus Castanhal, e que o (a) candidato (a) tenha bom comportamento disciplinar no Instituto, este último critério para o caso de estudantes antigos (que estudaram no Campus Castanhal antes de 2011);

· A avaliação do comportamento disciplinar do (a) candidato (a) será feita com base na ficha individual do (a) estudante na CGAE, bem como em sua participação e postura no Instituto;

· Dentre os candidatos (as) que comprovarem baixa renda, local de moradia fora da cidade de Castanhal ou em bairros distantes do IFPA Campus Castanhal e bom comportamento disciplinar, terão preferência, na seguinte ordem:

1. Gestantes;

2. portadores de necessidades especiais;

3. indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados (as) e filhos (as) de agricultores familiares;

4. candidatos (as) com domicilio familiar nas cidades mais distantes do IFPA Campus Castanhal;

5. menores de idade;

6. candidatos (as) que demonstrem habilidade para o relacionamento interpessoal;

· No caso das gestantes e dos portadores de necessidades especiais, há a possibilidade de ingresso ou permanência na semi-residência escolar aos mesmos, independente de serem ou não classificados como de baixa renda e de morarem ou não na cidade de Castanhal ou em bairros próximos ao IFPA Campus Castanhal, ficando estas exceções submetidas à avaliação da Comissão do Processo Seletivo de Residência Escolar.

· Após a classificação neste processo seletivo, o ingresso ou a permanência do (a) estudante estará condicionado ao preenchimento de um contrato de semi-residência, pelo (a) estudante ou por um de seus pais ou responsável legal (no caso de menores de idade).

· No caso dos (as) candidatos (as) menores de idade aprovados (as), será obrigatório o consentimento dos pais ou responsáveis à inclusão ou à permanência dos (as) mesmos (as) na semi-residência escolar, o que deverá ser feito mediante o comparecimento dos referidos pais ou responsáveis à CGAE, ocasião em que preencherão o contrato de semi-residência.

· Na impossibilidade dos pais ou responsáveis virem à instituição, estes poderão emitir procuração a terceiros, outorgando-lhes poderes para responder por seus (suas) filhos (as) perante a Coordenação Geral de Assistência ao Educando do IFPA Campus Castanhal, no que diz respeito ao preenchimento do contrato de semi-residência escolar. Neste caso, cópia de documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Carteira de Reservista) dos referidos pais ou responsáveis deverão ser anexadas à Procuração.

8. O Processo Seletivo da Semi-Residência Escolar obedecerá ao seguinte calendário:

a) Período de Inscrição e Entrega dos Documentos: 14/02 a 21/02/2011

b) Entrevista: 21 a 23/02/2011

c) Análise das Inscrições, Entrevistas, Sócio-Econômicos e Fichas Individuais (candidatos ao ingresso na semi-residência): 24/02 a 01/03/2011

d) Divulgação dos (as) aprovados (as) à permanência na semi-residência (semi-residentes de 2010) e dos (as) aprovados (as) ao Laboratório Grupal (candidatos (as) ao ingresso): 02/03/2011

e) Laboratório Grupal: 03/03/2011

f) Divulgação do resultado final: 04/03/2011

g) Recursos (quando for o caso, deverão ser feitos na CGAE, mediante preenchimento de novo requerimento): 10/03/2011

h) Avaliação dos recursos: 11/03/2011

i) Divulgação do resultado definitivo: 14/03/2011

j) Preenchimento dos Contratos de Semi-Residência (antigos e novos semi-residentes): 15 a 25/03/11

k) Ingresso na Semi-Residência: 15/03/2011 (após assinatura do contrato de semi-residência e apresentação do enxoval básico: colchão ou colchonete e roupas de cama (opcional), toalhas, cadeado pequeno para o armário, copo para utilização no refeitório e outros objetos de higiene e de uso pessoal, itens esses não fornecidos pela instituição, estando sua aquisição sob a responsabilidade dos (as) estudantes e seus responsáveis. Os (as) estudantes e seus responsáveis ficam cientes ainda de que o IFPA Campus Castanhal não se responsabiliza pelos bens dos (as) semi-residentes, sendo os mesmos de exclusiva responsabilidade de seus donos assim como a limpeza dos alojamentos é de responsabilidade dos (as) semi-residentes, sendo estabelecida uma escala de limpeza para os (as) mesmos (as), cujo não cumprimento poderá acarretar, dentre outras sanções disciplinares, a perda da vaga na semi-residência escolar).

9. Este concurso terá validade apenas para o preenchimento de vagas disponíveis no primeiro semestre letivo de 2011. O preenchimento de vagas que, porventura, venham a surgir no decorrer do referido semestre será feito através dos (as) candidatos (as) classificados (as) no processo seletivo, obedecendo à ordem decrescente de classificação.

10. A realização do Processo Seletivo para Semi-Residência Escolar será de responsabilidade de uma Comissão nomeada pela Direção Geral, sob a presidência da Coordenação Geral de Assistência ao Educando - CGAE.

11. A CGAE poderá solicitar a apresentação de documentos adicionais para fins de confirmação dos dados fornecidos pelos (as) estudantes, os (as) quais terão o prazo máximo de 48 horas para preparar a referida documentação, cuja não apresentação os eliminará do concurso.

12. A posterior verificação de dados enganosos dos (as) estudantes no Processo Seletivo implicará na exclusão da semi-residência escolar, a qualquer tempo, sem prejuízo de sanções penais conforme o que prevê o Código Civil Brasileiro.

13. Os (as) candidatos (as) aprovados (as), e os pais e responsáveis dos (as) menores, estarão cientes de que o ingresso e a permanência na semi-residência estará sujeito ao cumprimento das normas referentes à mesma e previstas no Contrato de Semi-Residência Escolar e no Regimento Interno Disciplinar do Corpo Discente, podendo haver a perda do benefício no caso de seu não cumprimento.

14. Todos (as) os (as) semi-residentes passarão por uma nova avaliação a cada semestre, devendo os (as) mesmos (as) requererem a renovação do benefício da semi-residência, ocasião em que sua permanência na mesma será avaliada. A não realização desse pedido de renovação, dentro do período a ser divulgado semestralmente pela CGAE, implicará na perda da vaga na semi-residência escolar, que será disponibilizada para outro (a) estudante.

15. Os casos omissos serão avaliados e julgados pela CGAE e, em instância máxima, pela Direção Geral do IFPA Campus Castanhal.

Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal