quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Emater Seleciona Currículos Até Amanhã

A Emater - Pará está cadastrando e selecionando currículos para prestação de serviços em áreas selecionadas através das chamadas do MDA e INCRA. Vale para profissionais de nível superior (Ciências Agrárias, Sociais e Ambientais) e de nível médio (Técnico de nível médio em Agropecuária, Pesca e Aquicultura). Os candidatos ou candidatas devem ter disponibilidade para trabalhar em qualquer escritório local da Emater no Pará. 

No processo seletivo será considerado a  experiência em trabalhos com agricultores familiares (assentados, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, mulheres trabalhadoras) e em trabalhos com Arranjos Produtivos Locais (leite, aquicultura, sistemas agroflorestais, manejos florestal, fruticultura, produção de alimentos, rganização social e da produção, produtos da sócio-biodiversidade, dentre outros), com vigência contratual de 06 meses, prorrogável por igual período.

Os currículos devem ser enviados ATÉ AS 14 HORAS DE AMANHÃ, DIA 28/01/11, para o email: nrh@emater.pa.gov.br, de acordo com o modelo de currículo fornecido pela Emater no site:


Os candidatos que tiverem seus currículos selecionados serão submetidos a uma entrevista.

Vai aí a dica para os vários e várias técnicos formados pelo IFPA Campus Castanhal. Peço a todos e a todas que repassem para suas listas de contatos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ALÔ, PAPAI, ALÔ, MAMÃE! SOU CALOURO (A) UNIVERSITÁRIO (A) 2011!

Eles e elas mereciam uma postagem especial, só deles (as). Afinal, em 2011 conseguiram a realização de um dos maiores sonhos de toda e toda estudante: colocar os pés na faculdade!

Os resultados da UEPA e da UFRRJ já haviam saído recentemente. Hoje foi a vez do tão esperado listão da UFPA e da UFOPA (acrescentamos depois os listões da UFRA, de outras faculdades e os aprovados do SISU). Vários estudantes e ex-estudantes desse campus passaram nessas faculdades (alguns em mais de uma), em cursos diversos, enchendo o IFPA Campus Castanhal de orgulho.

Fazemos uma merecida homenagem aos agricolinos e agricolinas que estudaram o ano inteiro, com bastante dedicação e afinco, para conquistar a grande vitória que é passar no vestibular.

Parabéns, calouros e calouras 2011! Vocês nos são motivo de orgulho!

Nayana Jaqueline da Costa Maia (formada em 2010), aprovada em Engenharia de Minas e Meio Ambiente pela UFPA.


Fernanda dos Santos Evangelista (formada em 2010), aprovada em Engenharia de Alimentos na UFPA e em Sistema de Informação na UFMT


Dayana Neves de Melo (formada em 2010), aprovada em Zootecnia na UFRA


Estela da Silva Maia (formada em 2006), aprovada em Agronomia na UFRRJ

Davieliton Mesquita Pinto (formado em 2010), aprovado em Engenharia Florestal na UFPI e em Oceanografia na UFMA e na Universidade do Vale do Itajaí - UVI/SC

Francisco de Assis Araújo Matos (formado em 2010), aprovado em Agronomia na UFRA e em Ciências Agrárias no IFMS

Alciene Oliveira Felizardo (formada em 2010), aprovada em Agronomia na UFRA

Jaison Presley Morais da Silva (formado em 2010), aprovado em Engenharia Florestal na UFRA e na UFPA

Oclízio Medeiros das Chagas Silva (formado em 2010), aprovado em Engenharia Florestal na UFRRJ, na UFRA, UFMT e UFOPA


Anderson Magno de Aguiar (formado em 2006 e atualmente servidor do campus), aprovado em Agronomia na UFRRJ

 Bia Jesus de Freitas (formada em 2009), aprovada em Pedagogia na UEPA

Bruno Silva Trindade (formado em 2010), aprovado em Tecnologia de Alimentos na IFMA



Caio Crisley Moura Soares (à direita, formado em 2009), aprovado em Biologia na UEPA e na UFPA



Gleyson José Mesquita Miranda (formado em 2009), aprovado em Agronomia na UFRRJ
Celiane Reis Oliveira (formada em 2009), aprovada em Ciências Biológicas no IFTO

Eliúde Sousa Ferreira (formada em 2010), aprovada em Física na IFPI


 Jhon Rollyman Carvalho Passos (formado em 2010), aprovado em Medicina na UEPA (2º lugar!) e também na UFOPA

Maria Suzane Silva da Silva (estudante de Redes), aprovada em Pedagogia na UFPA

Osnar Obede da Silva Aragão (formado em 2010), aprovado em  Engenharia Agrícola e Ambiental na UFRRJ (6º lugar e 9,5 na redação!) e em Agronomia na UFPA e também na UFOPA

Tadeu Ribeiro Tenório (formado em 2010), aprovado em Agronomia na UFPA

Thiago Braga Duarte (formado em 2009 e estudante de Redes), aprovado em Engenharia Civil na UFPA; em Ciência da Computação no IFCE e na CESUPA (PROUNI) e também na UFOPA


Geovanna Letícia Oliveira Tenório (formada em 2010), aprovada em Biologia na UEPA


Ronnald Ewerton de Barros Tavares (formado em 2010), aprovado em Medicina Veterinária na UFPA


Antonia Elen Chaves Arruda (à direita; formada em 2010), aprovada em Pedagogia na UFPA


 Victor Alexandre Nascimento Silva (formado em 2009), aprovado em Medicina Veterinária na UFPA


 Edson de Oliveira Nogueira (formado em 2009), aprovado em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFPA e em Agronomia pela UFRRJ

 Rafaele Freitas de Oliveira (formada em 2009), aprovada em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFPA


José Ronaldo Alves da Mota Filho (formado em 2009), aprovado em Química na UnB


Thaironi  de Campos Santiago (formado em 2008), aprovado em Agronomia na UFPA


Adalto Cruz Aragão (formado em 2006), aprovado em Agronomia na UFPA


Nayara Sampaio Brito (formada em 2010), aprovada em Engenharia Mecânica na UFPA


Renan Freitas Barros (formado em 2010), aprovado em Física na UFMT


Alexandre da Silva Assunção (formado em 2008), aprovado em Engenharia de Alimentos na UFPA


Passou no Vestibular esse ano, ou conhece alguém (agricolino ou ex-agricolino) que passou? Mande nome completo, ano em que se formou no IFPA, curso e universidade para a qual passou em 2011, e uma foto para edivaldomoura@yahoo.com.br.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Parabéns, Suzi!

Suziezilde Ribeiro, popularmente conhecida como Suzi, a querida professora dos estudantes do Curso de Agroindústria e de muitos servidores do Campus Castanhal, completou aniversário ontem, dia 18 de janeiro de 2010.

Não sabemos informar a idade, pois não havia nenhum vestígio sobre o bolo, nada que se reportasse à quantidade de movimentos de translação feitos por Suzi, o que também é irrisório perante a quantidade de quitutes presentes na festa.

Tudo começou com uma reunião que seria feita naquele dia. A própria Suzi sugeriu um "vatapazinho" para apimentar a reunião, já que ela estaria no berço. Mas, o que vimos foi uma panelada de um delicioso vatapá (dizem que o professor Edinaldo Feitosa catou todos os camarões), duas tortas gigantes, de chocolate e de frango, que teriam até se estragado, não fossem os inúmeros filhos que o professor Klewton Adriano alegou ter para alimentar em casa; além de uma porção incontável de brigadeiros variados, bombons de chocolate, doces diversos, com direito à língua de sogra e chapeuzinho do Ben 10 e da Cinderela. E a reunião? Bem, nem se ouviu falar em reunião...

Mas, diversas pessoas que estimavam a professora Suzi (e, é claro, não desperdiçavam uma boca livre por nada) lotaram uma das salas do prédio do Ensino Superior. A única pessoa que parecia se preocupar com algo, digamos, mais formal, era a professora Regina, que sabe Deus como, estava estudando para o doutorado (!!!).

Brincadeiras à parte, foi uma confraternização muito divertida que só demonstrou o carinho imenso que a professora Suzi tem da comunidade escolar, tanto dos estudantes quanto dos professores. Ela, que já havia sido muito homenageada pelas turmas de Agroindústria na Cerimônia e na Festa de Formatura da última sexta-feira, percebeu mais uma vez o quanto é querida.

Vale lembrar que outro professor muito querido também foi homenageado recentemente, dia 14 de janeiro, antes de sua viagem para um doutorado na Espanha: Romier Sousa. A ele todo o nosso carinho e desejo de sucesso!

Abaixo, algumas fotos do "vatapazinho" da Suzi:





segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Para Sempre na Memória: Turma Agropecuária B 2007-2009

Algumas coisas compensam imensamente a dedicação de gerenciar um blog. No caso do Coração Verde, temos recebido emails e scraps de ex-estudantes querendo ver seus nomes e fotos estampados no blog e no orkut da instituição, demonstrando o desejo de se ver registrados na memória institucional, sem dúvida uma das funções da utilização dessas mídias sociais.

O Coração Verde e o Orkut tem servido como instrumentos importantes para o registro da dinâmica e da história do IFPA Campus Castanhal, seja relembrando fatos passados, seja apresentando os acontecimentos do dia a dia. O fato de egressos reinvidicarem aparecer no blog e no orkut evidencia o orgulho que os profissionais já formados no Campus Castanhal continuam tendo de ter estudado nesta Instituição. As mídias sociais, nesse sentido, assumem o papel que os quadros, álbuns de fotografias e placas assumiram historicamente, só que mais dinamicamente e com maior poder visual e de alcance. Ou alguém duvida que é muito mais acessível para as pessoas visualizarem álbuns e posts na internet do que contemplarem placas e álbuns fotográficos materiais (sem desmerecer nenhum deles)?

Recebemos hoje o pedido do estudante Lucivaldo Cohen, formado em 2009, de homenagear sua turma de Ensino Médio Integrado com o Curso Técnico em Agropecuária - 2007-2009. Abaixo, algumas fotos marcantes da turma, na qual visualizamos pessoas que fizeram história nesta casa, sendo que algumas permanecem conosco, após aprovação em nosso processo vestibular, como é o caso dos estudantes Renan Cunha (Engenharia Agronômica), Melquisedec Ribeiro e Rafaela Macedo. Outros estudantes que aparecem nas fotos: Luciano Cohen, Camila Cardoso, Katchucy, Rodrigo Cantão, Marcelo Nery, Flaviane, Marcelo Bocaiúva, Noel, Aderlane... e por aí vai (se alguém mandar outros nomes, eu vou acrescentando depois).

Uma justa homenagem a uma turma que fez história em nosso campus!








Quer uma postagem sobre sua turma, galera, evento do IFPA (EAFC) que marcou época, etc. Mande fotos e comentários (de preferência nomeando as pessoas da foto, para a gente identificar a todos na postagem) para edivaldomoura@yahoo.com.br.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Parabéns, Formandos e Formandas 2010!

Aliás, parabéns formados e formadas. O sonho de ser técnico agrícola ou técnico em agroindústria foi finalmente concretizado e euforicamente celebrado no dia de ontem, no Ginásio Poliesportivo do IFPA Campus Castanhal. Seis turmas estavam se formando depois de uma longa trajetória: as turmas de Ensino Médio integrado com o Curso Técnico em Agropecuária (3ª A, 3ª B, 3ª C e 3ª D - 2008-2010) e as turmas do nível subsequente (Pós Médio) em Agroindústria (P.M. Agroindústria A e Pós Médio Agroindústria B - 2009-2010).

A cerimônia foi realizado conforme os ritos tradicionais: composição da mesa (Professora Gleice Oliveira, Diretora Substituta do Campus Castanhal, foi quem representou a Direção Geral) juramento, palavra do orador, entrega dos anéis e dos canudos, fala dos integrantes da mesa e algumas homenagens. Após esse evento, as turmas se dividiram para os locais de suas recepções. O baile das turmas 3ª B, 3ª C, P.M. Agroindústria A e P.M. Agroindústria B foi realizado no Lions Club de Castanhal; o baile da turma 3ª D foi realizado no Truttas Chocolate.

Foi um evento muito bonito, marcado pela presença de muitos pais, parentes, ex-estudantes do campus (do tempo de Escola Agrotécnica), felicidade estampada nos rostos das formandas e formandos e, é claro, de pais e mães orgulhosos de ver o sacrifício ter valido a pena. Algumas homenagens marcaram a noite, como a lembrança da estudante Valcimara Palheta, do Pós Médio Agroindústria, que não pôde se formar com a turma devido a um acidente de carro, do qual está se recuperando, e os parabéns ao estudante Jhon Rollyman, da 3ª B, recentemente aprovado em Medicina, pela UEPA.

Mas, as imagens valem mais que mil palavras. Abaixo, algumas fotos que marcaram a noite. Todas as fotos estão disponíveis no perfil oficial do IFPA Campus Castanhal no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11756825487519264360

Parentes e amigos lotaram o Ginásio Poliesportivo do IFPA Campus Castanhal

Público atento às falas da oradora da turma 3ª A

Mayanna Igreja, oradora da turma 3ª A e a mesa de autoridades, patronos e paraninfos das turmas

Parentes e amigos

Jhon Rollyman, orador da turma 3ª B

Composição da mesa

Eliúde Ferreira, oradora da turma 3ª C

Eliúde Ferreira, oradora da turma 3ª C

Osnar Obede, orador da turma 3ª D

Osnar Obede, orador da turma 3ª D

A platéia ouve o discurso do formando Osnar (3ª D)

Oradora da turma Pós Médio Agroindústria A

Oradora da turma Pós Médio Agroindústria falando à platéia

Turma 3ª D

A elegância das jovens formandas da 3ª D

Turmas 3ª B e 3ª C

Mesa de autoridades, e platéia ao fundo

Pós Médio Agroindústria A

Pós Médio Agroindústria B

Formandos e formandos da 3ª B, com seus paraninfos

Formandos e formandas das turmas 3ª B e C em oração

Formandos e formandas em oração

 Turma 3ª A

Formanda Maysa Ribeiro, oradora da turma Pós Médio Agroindústria B

Formando Antonio Joelson e sua paraninfa

Professor Álvaro Ayres (Biologia) e sua esposa

Egressos prestigiaram a cerimônia: Katchucy e Rodrigo Cantão

Assinatura, após receber o "canudo"

Formanda Geovana Letícia cumprimenta os integrantes da mesa

Formanda e paraninfa

Formanda e paraninfo

Osnar Obede cumprimentando a mesa

Professor aposentado e ex-diretor da Escola Agrotécnica, mestre de cerimônia, e professora Célia Guimarães, da Comissão de Formatura

Orgulho no recebimento do anel

Formando Antonio Junior e seu paraninfo, professor Wellington

Professor Ângelo Carvalho, paraninfo da estudante Suzane Silva, entregando o anel

A mesa na entrega dos "canudos"

Ítalo Ferrari, Presidente do Grêmio Estudantil, e a formanda Gleika Reis

Trio parada dura

Ellenzinha e sua paraninfa

Formandas de agroindústria e a mimadíssima professora Suzi Ribeiro

Professora Suzi Ribeiro, de Agroindústria, e Edivaldo Moura, Técnico em Assuntos Educacionais e gerenciador do Blog Coração Verde

Declaração de amor!

Formandos e formandas da turma 3ª B

Recepção no Lions Club de Castanhal: mesa do estudante José Alcenir