segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estudantes exigem retorno das aulas

Sexta-feira passada, dia 30 de setembro, pela manhã, um grupo de estudantes do IFPA fez uma manifestação em frente ao portão de entrada do campus, exigindo o retorno imediato das aulas, tendo em vista que a greve já completara mais de 40 dias e o corpo discente estava preocupado com uma possível perda de semestre, o que causaria grandes transtornos principalmente aos estudantes, que temiam não concluir o Ensino Médio antes do período de matrícula nas universidades.

Os estudantes, juntamente com os representantes do Grêmio Estudantil, participaram de uma reunião do Sinasefe com os servidores do campus, a qual tinha por objetivo repassar informes e fazer uma avaliação da greve. Acabou se tornando um momento para ouvir as reinvidicações dos estudantes, que reclamavam também da falta de informações aos mesmos.

Cerca de apenas 17 servidores estavam na reunião. Foi agendada uma assembléia ampliada para o dia 04 de outubro de 2011, terça-feira (amanhã), às 10 horas, a fim de definir uma posição do Campus Castanhal em relação à continuidade da greve ou não. A posição tomada nesta reunião e a posição dos demais campi que compõem o IFPA irão definir a posição geral do Instituto na próxima plenária nacional do Sinasefe (105ª PLENA) que ocorre no dia 05 de outubro de 2011. Até lá, a greve continua.

Nosso pensamento a respeito é de que a greve é legítima e tem motivos mais do que justos. Contudo, frente a queda de braço aparentemente sem fim entre o Sinasefe e o MPOG (MInistério do Planejamento, Orçamento e Gestão) que não aceita negociar com os grevistas, é necessário decidir entre continuar com a greve e, possivelmente, sacrificar os estudantes (que são a categoria que mais sofre com os efeitos da paralisação das aulas) ou, pelo menos, suspender a greve, aproveitar as ofertas que o MEC fez (ler post do dia 09 de setembro) e evitar que a comunidade estudantil sofra mais e piores danos para sua formação e para projetos futuros, como o ingresso na faculdade e a conquista do primeiro emprego.

Por enquanto, ainda não dá para prever o que irá ocorrer. Novidades, só depois do dia 05 de outubro. Ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário