sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Greve pode terminar dia 13 de setembro

A greve dos servidores da rede federal de educação básica, profissional e tecnológica pode terminar (temporariamente, pelo menos) na próxima terça-feira, dia 13 de setembro de 2011, ocasião em que ocorrerá a 103ª PLENA do SINASEFE, segundo boletim nº 16 do Comando Nacional de Greve.

O SINASEFE, após reunião realizada com o MEC no último dia 06 de setembro, obteve respostas para algumas de suas demandas, principalmente a partir da constituição de GT's (Grupos de Trabalho), com a participação deste sindicato, para discussão das pautas de reinvidicação. Com o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) o diálogo foi bem mais difícil, e o referido Ministério não aceitou sentar para negociar com as categorias em greve. Dessa forma, no que se refere a aumento salarial, parece improvável que os professores recebam mais do que já havia sido oferecido: 4%, e somente para 2012. Quanto aos técnicos-administrativos, a situação é ainda mais crítica: não há previsão de aumento nem para o próximo ano.

No referido boletim, o Comando Nacional de Greve aponta dois cenários possíveis para o movimento grevista, com consequencias que os servidores tem que avaliar.

O primeiro cenário seria pela radicalização da greve, tendo em vista que o aumento de 14,67% para os servidores não foi atendido, bem como várias outras reinvidicações por melhorias na educação, além da intransigência do Governo e do MPOG.

O segundo cenário seria suspensão da greve até março de 2012, quando a mesma seria reavaliada com base no atendimento dos compromissos assumidos pelo MEC com a categoria. Embora o MEC tenha respondido a algumas demandas dos servidores através da formação de GT's e encaminhamentos para concretização futura de algumas delas, o Comando Nacional de Greve analisa esse cenário (suspensão da greve) como uma estratégia de cobrar o cumprimento dos acordos e, por outro lado, não perder esses possíveis ganhos, pois o MEC deu prazo até 13 de setembro (ocasião da 103ª PLENA) para o SINASEFE responder se aceita ou não.

Segundo o SINASEFE, estamos no 40º dia de greve, sendo que o movimento já paralisou 228 campi pelo país, o que equivale a 70% de toda rede federal de ensino básico, técnico e tecnológico. Contudo, o  próprio sindicato reconhece que a intenção inicial de transformar a greve da categoria em uma Greve da Educação não aconteceu, assim como não aconteceu a unidade desta greve com a greve da FASUBRA. Em outras palavras, o movimento se fortaleceu, mas não do jeito que se idealizava. Nesse caso, pode ser mais sensato suspender a greve para aproveitar os benefícios que podem ser conquistados paulatinamente até março do ano que vem, e aí avaliar a continuidade da greve ou não. Pelo teor do boletim, estamos apostando que as aulas retornam ainda esse mês. Mas, só saberemos o que acontecerá mesmo no próximo dia 13.

Resta esperar pelas Assembléias de Base do SINASEFE que estão discutindo o rumo do movimento e, especialmente, pelo dia 13 de setembro para ver o que a 103ª PLENA irá deliberar. Novos rumos poderão ser tomados. É possível que a greve acabe. Pelo menos, por enquanto. Estamos de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário