quinta-feira, 11 de agosto de 2011

IFPA Campus Castanhal sedia Seminário Internacional

De hoje até amanhã, 11 e 12 de agosto de 2011, acontece em nosso campus o Seminário Internacional "Desenvolvimento Rural, Economia Solidária e Meio Ambiente", evento decorrente da cooperação internacional Brasil e Espanha, firmada pelo IFPA Campus Castanhal, UFPA e Universidade de Alicante (Espanha).

O evento tem por objetivo debater estratégias para o desenvolvimento rural sustentável com base em experiências da economia solidária, do cooperativismo, da agroecologia e da Educação do Campo, realizados nos dois países. Propicia ainda o intercâmbio entre pesquisadores, professores, graduandos e pós graduandos, além de trabalhadores rurais, consolidando e fortalecendo linhas de pesquisa, visando potencializar as dinâmicas locais de produção através de uma relação harmônica e não antagônica entre meio ambiente e desenvolvimento, e promovendo uma troca de saberes a partir das experiências locais de desenvolvimento rural sustentável.

Na mesa de abertura do evento, com auditório praticamente lotado, estiveram presentes o Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal, professor Edinaldo Feitosa, a vice-diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, Dra. Maria José de Souza Barbosa, e o Director de la Accion Complementaria em la Universidad de Alicante.

Tivemos uma apresentação artística de estudantes da turma de Licenciatura em Educação do Campo, do Pró Campo, compostas pela música "Belém, Pará, Brasil", do Mosaico de Ravena, e outras de autoria dos estudantes, além de um poema sobre a fala de um caboclo amazônico em defesa de sua cultura que seria digno de um tarde só de debate. Os estudantes foram super aplaudidos.
 Estudantes Alessandro, Márcio e Décio (Pró Campo)


Após um lanche, começou a primeira mesa temática, chamada "Desenvolvimento Rural, Cooperativismo e Meio Ambiente", tendo por palestrantes o professor Dr. José Daniel Gómez López, da Universidade de Alicante, e o professor Dr. Cícero Paulo Ferreira, do IFPA Campus Castanhal.

O evento teve prosseguimento à tarde, ocorreu a Mesa Temática II: Desenvolvimento Rural - Territorialidade, Identidade e Cultura, tendo por palestrantes a professora Dra. Maria José de Souza Barbosa, da UFPA, o professor Dr. Samuel Ortiz, da Universidade de Alicante, e o professor Dr. Mário Médici, do IFPA Campus Castanhal.

Amanhã ocorrem mais duas mesas temáticas: Economia Solidária, Cooperativismo e Agroecologia com Estratégias de Desenvolvimento Rural Sustentável (pela manhã) e Economia Solidária, Cooperativismo e Agroecologia com Estratégias de Desenvolvimento Rural Sustentável (tarde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário