terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma tarde contra as Drogas

Estudantes do 1º ano do curso de Agropecuária 2011 organizaram, sob a orientação da professora Rozita Farias, uma tarde de reflexão sobre as drogas, no auditório central do campus, com o tema "Drogas, ilícitas e lícitas", um evento que foi aberto à participação da comunidade escolar.

A atividade foi composta por uma apresentação teatral que eu tive a oportunidade de fotografar, mas lamento não ter filmado, pois foi belíssima e o elenco estava ótimo, principalmente a estudante protagonista e diretora Marciane da Silva, que acabou substituindo a estudante Ingrid da Silva, que torceu o pé durante ensaio. Percalços a parte, considerei a encenação o ponto alto da programação. Os estudantes não precisaram de palavras para passar o recado à platéia. Música e muita expressão corporal deram conta de transmitir a mensagem dos adolescentes sobre o uso das drogas. Prova de que há muito talento na Instituição, precisando de mais espaço para aparecer.



Após a apresentação, vieram as palestras. A primeira foi ministrada por Domingos Sávio, coordenador geral de produção e pesquisa e também diácono da Igreja Católica, que falou sobre o tema "Como a religião vê as drogas?", apresentando, portanto, um enfoque religioso acerca dessa problemática.
Domingos Sávio: enfoque religioso na temática drogas

Depois, tivemos uma palestra com a assistente social do campus, Eliani Neves, e com a coordenadora de residência escolar, Irismar Brasil, que falaram sobre o tema "Juventude e Drogas", utilizando uma dinâmica de apresentar diversas afirmações sobre drogas, perguntando se era "verdadeiro ou falso", e fazendo reflexão acerca das afirmações.
Eliani Neves, assistente social

A palestra seguinte foi "Os danos que as drogas causam à nossa saúde", ministrada pela perita Celcina Caxias, do Centro de Perícia Científica Renato Chaves. O médico do campus, Dr. Euler Cunha, também fez uma apresentação, complementando as informações socializadas por Celcina Caxias. Ambos deram uma abordagem ao tema a partir de um enfoque mais clínico.
Celcina Caxias, convidada do Centro de Perícia Científica Renato Chaves

A atividade foi encerrada por volta de 17h30. Uma pena ter começado com um auditório semi-lotado e ter terminado com bastante evasão, mais uma prova de que falta mais envolvimento da comunidade escolar em atividades importantes como essa. A participação dos professores até o final da atividade, e o aproveitamento da mesma em desdobramentos das reflexões em sala de aula certamente incentivariam os estudantes a ficar até o final. O que prova também que atividades como essa podem e devem ser feitos de maneira mais integrada. O que não desmerece o mérito da mesma. Muito ao contrário. Foi muito produtivo e merece continuidade.

Parabéns aos servidores e estudantes envolvidos na atividade, especialmente aos adolescentes que estiveram na organização: Adailton Pinto, Antônio Wallyson, Andreza Alcântara, Andreza Oliveira, Ana Camila, Ingrid da Silva, Ingrid Carvalho, Marciane da Silva, Renata e Rita Derivalda.

Mais fotos disponíveis no orkut do campus:
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=11756825487519264360&aid=1308024255

Nenhum comentário:

Postar um comentário