quinta-feira, 16 de junho de 2011

Integração com as Famílias

Ontem pela manhã foi realizado em nosso campus o I Encontro com as Famílias em 2011. A exemplo do ano anterior, este foi um momento para que pais e responsáveis pudessem, junto com seus filhos, conhecer os projetos e experimentos da Instituição. E assim como em 2010, essa metodologia demonstrou-se muito mais agradável do que as tradicionais reuniões de pais onde vários diretores e coordenadores faziam longas explanações em uma sala e os pais perguntavam sobre o comportamento dos filhos, notas e coisas do tipo. Dessa vez, como no ano passado, foi possível ver estudantes e seus pais, lado a lado, caminhando pelos projetos do campus. As perguntas dos pais, nesse contexto, passam a ser sobre os projetos e acerca de dúvidas que os agricultores vivenciam em seu dia a dia no trabalho da agricultura familiar. Definitivamente, uma forma de integrá-los no processo de ensino e aprendizagem.

O início desse encontro foi no auditório central, onde os pais puderam conferir uma belíssima decoração e apresentações artísticas de estudantes do campus, sob a coordenação da professora de Artes Ana Patrícia Gutierrez e com a participação da pianista Haydée Graci Andrade.

Veja o vídeo com a apresentação do Coral Meninos Cantores de Castanhal, que cantaram músicas do folclore brasileiro: Escravos de Jó, Ciranda Cirandinha, Terezinha, Entrei na Roda e Carneirinho Carneirão, e com o estudante Raul Araújo, tocou "Ainda não comprei" no piano.


Professora Ana Patrícia canta "Senhora Dona Sancha", de Waldemar Henrique

 Recital de piano: estudante Raquel de Jesus toca "Bão-ba-la-lão"


Antônio Josiel Cruz toca "Mucama Bonita" 


 Eduarda Ferreira tocando "Cantiga de Ninar"


 Jeferson Almeida toca "Passa-passa gavião"


Thays Sodré tocando "Valsa do Ré"


O Diretor do campus, professor Edinaldo Feitosa, fez um pronunciamento de boas-vindas. Os servidores presentes foram apresentados e o Diretor de Ensino, Fernando Favacho, explicou o que seria a caminhada pedagógica, metodologia adotada para propiciar aos pais presentes o conhecimento dos experimentos do campus.

O microônibus levou os participantes, pais e estudantes, para o primeiro experimento a ser visitado: o Sistema Agroflorestal - SAF de cupuaçu, onde os pais puderam tirar dúvidas sobre a produção do cupuaçu no SAF e sobre problemas como a "bruxa de vassoura", uma doença causada por fungos que atinge as folhas das árvores. Nesse e em todos os experimentos, havia servidores e estudantes bolsistas apresentando os projetos e tirando as dúvidas dos pais. A caminhada pedagógica prosseguiu pela suinocultura, horta, experimentos com caprinos coordenado pela professora Célia Guimarães, o setor de ovinos e caprinos, outro SAF próximo à Casa do Mel, terminando na agroindústria, onde pais e estudantes apreciaram o iogurte produzido na escola, antes de serem encaminhados para o almoço. Um pouco antes, foi aplicado com eles um questionário em preparação ao Conselho de Classe, onde, a exemplo do que já havia sido feito com professores e estudantes, foi realizada uma enquete sobre bullying. Os pais também foram convidados a participar da mesa redonda sobre bullying, que ocorreria na tarde desse mesmo dia, e da Festa Junina do campus, que aconteceria na noite do dia seguinte.
 Caminhada Pedagógica: SAF de cupuaçu


Na suinocultura 


 Conhecendo a horta


 Experimentos da professora Célia Guimarães, com caprinos


Setor de Ovinos e Caprinos (mandala)


Na agroindústria


Um dos momentos mais bonitos do encontro ocorreu na última SAF visitada, onde pais, servidores e estudantes presentes se deram as mãos em roda, havendo muitos depoimentos de pais expressando sua satisfação com a escola. Todos oraram um Pai-Nosso e cantaram parabéns a um dos pais, Senhor Manoel, que estava aniversariando naquele dia.

Última SAF visitada: confraternização

Nenhum comentário:

Postar um comentário