sexta-feira, 10 de junho de 2011

Árvore dos Sonhos

Começou com umas poucas dezenas de pessoas. Balões verdes. Alguns rostos pintados. Um pequeno carro som. Palavras de ordem e gritos em defesa do meio ambiente. Música. Animação. Alguns olham, meio tímidos. Chamados. Professores vão se juntando à passeata, que cresce e percorre a escola, até o ponto de um grande círculo abraçar a mangueira próximo à biblioteca. Os sonhos são pendurados na mangueira. Está construída a Árvore dos Sonhos!
 Foi com essa passeata crescente e contagiante que a I Semana de Integração e Meio Ambiente do IFPA Campus Castanhal foi encerrada. Uma empolgação que marcou toda a atividade, com as palavras de ordem de vários professores e estudantes, principalmente dos professores Romier Sousa e Fernando Favacho, além, é claro, da turma do Pós Médio em Meio Ambiente, a grande responsável pelo evento, que foi capaz de mobilizar toda a instituição para uma Semana do Meio Ambiente que parecia que nem iria acontecer.

Pois não só aconteceu, como aconteceu de forma brilhante. Tanto pelo protagonismo estudantil como pela capacidade de uma turma recém-chegada na Instituição mostrar a que veio. A grande roda que se formou ao redor da Árvore dos Sonhos reuniu professores e estudantes dos níveis médio, subsequente e superior, e de praticamente todos os cursos.
Concluída a dinâmica da Árvore dos Sonhos, todos se dirigiram a um bosque próximo do prédio administrativo. Não haviam mudas para todo mundo, mas isso não foi problema. As pessoas se juntaram em duplas, trios, grupos, para plantarem juntas as árvores que dentro de alguns anos cresceram e simbolizaram um momento que se pretende ter continuidade. Uma nova roda abraçando agora o bosque e um discurso emocionado do Diretor Geral do campus, Edinaldo Feitosa, acompanhado de representantes de todos os cursos, que culminou com uma grande troca de abraços entre todos.


A primeira turma de Meio Ambiente deu um grande exemplo de que os estudantes podem ser protagonistas de ações inteligentes, criativas, capazes de apontar alternativas para melhorar a qualidade de vida de forma sustentável. Para quem acha que o mérito desses estudantes se encerra na condução de palestras, minicursos, mostras e uma passeata interna em defesa do meio ambiente, é bom que se esclareça que não pára por aí. A turma tem projetos. Não fizeram uma enquete sobre as situações-problemas da escola à toa. Foram além das críticas e cobranças. Eles cobram, mas fazem. No refeitório, já iniciaram uma coleta seletiva do lixo, atividade que, todos torcemos, tende a crescer e se multiplicar aqui no campus.

Recém-chegados? Bem, nem tanto. Uma turma composta com veteranos já formados como Maysa Ribeiro, Jean Gualdez e Thiago Braga (só para citar alguns) e uma porção de talentos novos e sedentos por conhecimento que já se enveredam na organização do Grêmio Estudantil e na condução de projetos, mergulhando a fundo na vida da comunidade escolar e coordenando uma atividade que fez com que professores e estudantes gritassem o orgulho de ser agricolinos, merece admiração e respeito que se dá aos experientes. Se em um semestre de aulas foram capazes de organizar uma Semana do Meio Ambiente como a que vimos essa semana, podemos talvez esperar ansiosos pelos passos dessa turma ao longo dos próximos doze meses. E de outras que se inspirem em iniciativas como essa e também façam a diferença. Afinal, talento é o que não nos falta por aqui.












2 comentários:

  1. Muito legal, obrigado por tudo edivaldo... Valeu mesmo

    ResponderExcluir
  2. a 1 semana do meio ambiente, foi show no ifpa campus castanhal.Com oficinas e mini cursos.

    ResponderExcluir