segunda-feira, 2 de maio de 2011

PROJETO AÇAÍ

Professores do IFPA Campus Castanhal e mestrandos do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ promoveram uma atividade pedagógica integrada no auditório do campus no último dia 27 de abril. Foi a culminância dos trabalhos de pesquisa dos professores Gilberta Souto, Édila Lobo e Roberto Dias, que conciliaram a necessidade de apresentar produções científicas na UFRRJ com a importância de trabalhar o currículo integrado no IFPA Campus Castanhal.

Auditório lotado. Estudantes bem empolgados. Afinal de contas, haveria uma série de palestras com vários professores do campus, bem como apresentações artísticas. E foram justamente essas apresentações que, logo após a fala de Édila Lobo, abriram o “Projeto Açaí”, nome carinhosamente dado à atividade integrada que tinha um dos mais especiais frutos amazônicos como tema. A primeira apresentação foi um recital de ballet (aliás a primeira apresentação do Corpo de Baile de Castanhal, mais um grupo artístico criado por iniciativa da professora de Artes Ana Patrícia Gutierrez), com as estudantes bailarinas Paula Coelho, Ana Karla Moura e Kamila Cristo.


O coral do campus, o “Meninos Cantores de Castanhal” (este ano com os estudantes das turmas 1ª A e 2ª C) também voltou a se apresentar, dessa vez interpretando as músicas “O Carimbó do Açaí”, de Verequete, e “Sabor Açaí”, de Nilson Chaves, com a participação da pianista Márcia Haydée Gutierrez.




A segunda parte da programação foi composta por várias palestras, que ocorreram até o final da manhã. A primeira foi “Dinâmica das populações de açaizais em áreas de várzes e o reflexo sobre as populações ribeirinhas”, ministrada pelo professor Gideão Santos. Em seguida, o professor Ricardo Cordeiro falou sobre o tema “Sistematização da adubação organomineral e irrigação em plantas de açaí em cultivo de terra firme”. A professora Késia Alves palestrou sobre “Pragas, doenças e defesa natural do açaí”, a professora Lucélia Silva falou a respeito de “Termos populares e a língua portuguesa”, a técnica em alimentos Elen Cristina Rodrigues abordou as “boas práticas de processamento do açaí”, e a professora Shirley, de Educação Física, por sua vez, apresentou Jogando com o Açaí, relações entre ludicidade e cultura nas aulas de educação física no IFPA – Castanhal”, com estudantes do 2º ano - PROEJA.

Houve ainda apresentação de um painel contendo belíssimas fotografias, que ilustraram uma outra atividade integrada chamada “colheita, debulha e processamento do açaí”, realizada em 2010 com a turma 2ª D (Proeja Quilombola) pelos três referidos mestrandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário