terça-feira, 3 de maio de 2011

IFPA Campus Castanhal em Cooperação Internacional com universidade da Espanha

O IFPA Campus Castanhal e a Universidade Federal do Pará – UFPA estão promovendo um evento marco da celebração da cooperação internacional com a universidade de Alicante, na Espanha. É a I Jornada Internacional “Desenvolvimento Rural, Cooperativismo e Economia Solidária: desafios e práticas de sustentabilidade para a Cooperação Internacional”, que ocorre entre os dias 02 e 04 de maio, no IFPA Campus Castanhal e na UFPA (Belém).

A abertura do evento aconteceu hoje, no auditório central do IFPA Campus Castanhal. Pela manhã, foi uma composta uma mesa de abertura, formado pelo Vice-reitor do IFPA, João Antonio Correia Pinto, pelo Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal, Edinaldo Feitosa, pela vice-diretora do Instituto de Ciências Sociais da UFPA, Maria José de Souza Barbosa, e pelo director de la accion complementaria en la Universidad de Alicante – España, José Daniel Gómez López. Em seguida, houve uma mesa temática sobre “Desenvolvimento Rural e Territorialidade”, coordenador pelo professor Ângelo Carvalho, com os palestrantes prof. Dr. José Daniel Gómez López, da Universidade de Alicante – Espanha, prof. Dr. Farid Eid, da Universidade Federal do Pará, e Sra. Maria Ivaneide Pereira Ramos, da Rede Bragantina de Economia Solidária – Artes e Sabores.

À tarde, ocorreu a Mesa Temática II, coordenada pela prof. Dra. Maria Grings Batista, cujo tema foi “Desenvolvimento Rural Sustentável: economia solidária e cooperativismo”, com os palestrantes prof. Dra. Maria José de Souza Barbosa, da UFPA, o prof. Dr. Ernandes Raiol da Silva, da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/PA, o prof. Dr. Samuel Ortiz, da Universidade de Alicante, e Marcos Wesley Leite Lopes, da Rede Capim.  Também fez parte da programação deste dia uma reunião técnica para a referida cooperação internacional entre o IFPA Campus Castanhal e a Universidade de Alicante.

A mesma reunião técnica de cooperação será realizada amanhã entre a Universidade de Alicante e a UFPA, no auditório do ICSA, em Belém, onde também ocorrerá a Mesa Temática III: “Desenvolvimento Rural e Intercooperação – universidades e empreendimentos econômicos solidários”. No dia 04, também na UFPA, será realizado um monitoramento e avaliação dos projetos de cooperação internacional entre a UFPA e a Universidade de Alicante. Que venham os nossos.

Um comentário:

  1. GOSTEI TANTO DA INTEGRAÇÃO QUE FIQUEI COM VONTADE DE ESTAGIAR NAS COOPERATIVAS DA ESPANHA, E TER CONHECIMENTOS MAIS ESPECÍFICOS DE ECONOMIA SOLIDARIA, DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E COOPERATIVISMO.

    ResponderExcluir