quinta-feira, 19 de maio de 2011

Educação do Campo em pauta

Representantes do IFPA Campus Castanhal e da UFPA Campus Castanhal se reuniram ontem na sala de reuniões do prédio do ensino superior, com a participação do professor Dr. da UFPA Salomão Hage, para discutir acerca da elaboração de um diagnóstico da Educação do Campo no Nordeste Paraense.

Uma das discussões mais importantes foi sobre como manter a identidade dos cursos ofertados pelo IFPA Campus Castanhal, de forma com que eles estejam em conexão com a conjuntura da Educação do Campo no Nordeste Paraense. Salomão Hage destacou a importância das ações desenvolvidas por nosso campus na Educação do Campo, enfatizando a necessidade de realização de um mapeamento das ações da Educação do Campo em nossa mesorregião, destacando os sujeitos, instituições, movimentos sociais e programas envolvidos.  Foi consensual entre os participantes ser imprescindível o conhecimento do território no qual atuamos e a ampliação do número de pessoas e instituições envolvidas nesse debate.

Como diretrizes norteadoras para a elaboração do referido diagnóstico, destacou-se a necessidade de mapear as ações da Educação do Campo no Nordeste Paraense a partir do que o IFPA Campus Castanhal tem produzido através de programas como o Saberes da Terra, Pró-campo, Pronera e PROEJA. E também a cartografia das associações e movimentos sociais do campo nessa mesorregião.

Também teve destaque a proposta de criação de um Comitê do Fórum de Educação do Campo no Nordeste Paraense, encabeçado por IFPA e UFPA, tendo sido indicados os seguintes representantes dessas instituições: Carlos Renilton e Marcelo Russo (UFPA) e Cícero Paulo e Fernando Favacho (IFPA).

Foram dados diversos informes sobre ações que vinham sendo realizadas, dentre eles falou-se sobre a demanda de criação de cursos de especialização em Educação através do PARFOR; da formação de avaliadores para esses cursos; sobre necessidade de indicação de um representante do IFPA para trabalhar no Portal da Educação do Campo (provavelmente Marquinhos, do Saberes da Terra); da criação de uma revista eletrônica a ser lançada no dia 16 de junho no Portal, a qual receberá fotos, vídeos, poesias, textos, relatos e etc, relacionados a atividades da Educação do Campo em nossa região; sobre a aprovação de um edital de mestrado e doutorado sobre Educação do Campo específico para o IFPA; e do Fórum Nacional de Educação do Campo que ocorrerá na Paraíba de 01 a 03 de junho de 2011, dentre outros assuntos.

Planeja-se ampliar a participação de pessoas do IFPA e da UFPA nesse debate. É provável que o próximo encontro para dar continuidade a essas discussões ocorra na UFPA Campus Castanhal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário