sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Troca de Saberes do Proeja Quilombola

Ocorreu neste dia a defesa do artigo Nós tamo aprendendo com eles, eles tão aprendendo com a gente: a troca de saberes vivenciados na turma Proeja Quilombola - IFPA Campus Castanhal, dos estudantes do Curso de Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais (ERER) Janaína da Silva Vaz e José Edivaldo Moura da Silva, sob orientação do Prof. Msc. Romier da Paixão Sousa.

O artigo teve por objetivo analisar de que forma estava ocorrendo a troca entre os saberes que os estudantes traziam de suas comunidades quilombolas e os saberes técnico-científicos trabalhados pelo Instituto, através da alternância pedagógica adotada pela turma.


Compuseram a banca examinadora o Prof. Dr. Mário Médice Costa Barbosa, a Prof. Msc. Maria Roseane Corrêa Pinto Lima e o Prof. Msc. Elias Diniz Sacramento. Alguns professores e a maioria dos estudantes da turma do Proeja Quilombola assistiu à apresentação, além do Coordenador Geral de Ensino, Luís Nery Rodrigues, da Diretora de Desenvolvimento Educacional, Gleice Oliveira, e de outros integrantes da Equipe Técnico-Pedagógica do Campus.


O trabalho, de uma forma geral, agradou bastante a banca e aos ouvintes, tendo os autores conquistado ótimas notas. O pouco tempo de pesquisa (a pesquisa de campo foi realizada somente no tempo escola dos meses de novembro e dezembro) não possibilitou um maior aprofundamento, o que enfatizou a importância da continuidade da pesquisa junto à turma do Proeja Quilombola, que é uma experiência singular e, com certeza, muito rica em nosso estado.


Já foram realizadas algumas defesas dos estudantes do ERER e outras defesas já estão agendadas. Outra servidora do campus apresentará seu trabalho amanhã, dia 26 de fevereiro. Trata-se de Nieda Dasmasceno de Souza, que apresentará junto com seu parceiro de dupla Erinaldo Furtado Cardoso o artigo Imagens refletidas, visões omitidas: Um breve estudo sobre a visibilidade e a invisibilidade da imagética do negro no Livro Didático de História do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Cônego Leitão-Castanhal-PA. A defesa ocorrerá às 9 horas, no Auditório de Mecanização.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário