quarta-feira, 14 de julho de 2010

Certificação de Saberes e Inclusão Social: vem aí o Certific!

Imagine aquele trabalhador que, embora não tenha concluído os estudos ou se especializado em cursos e treinamentos, aprendeu no decorrer de sua história de vida a arte de realizar seu ofício. Pode ser um pedreiro, um agricultor familiar, um pescador, um músico... Enfim, qualquer pessoa que adquiriu suas habilidades de forma prática, sabe bem como realizar seu trabalho mas, por algum motivo, nunca estudou ou não conseguiu prosseguir seus estudos e, por isso, não consegue ser suficientemente valorizado, seja trabalhando por conta própria ou em alguma empresa. E por quê? Porque os saberes desse trabalhador não foram certificados por nenhuma instituição e talvez porque falte ao mesmo adquirir um grau mais elevado de instrução e aprimorar o que já sabe. Sem tempo para estudar, por conta do trabalho, sem dinheiro para pagar cursos e ainda sem a preparação adequada para disputar vagas nos concorridos processos seletivos das instituições públicas de ensino profissionalizante, esse trabalhador se vê excluído do acesso à educação formal e dificilmente adquire perspectivas de crescimento e valorização profissional. Foi pensando em uma nova solução para esse problema que nasceu a REDE CERTIFIC.
A Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Certific é um projeto de inclusão social, de parceria do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Emprego, que visa dar aos trabalhadores que adquiriram seus saberes ao longo de suas vidas, e de forma prática, a oportunidade de ter esses saberes reconhecidos. E, mais do que isso, o Certific é uma nova forma de ingresso do trabalhador na instituição pública de ensino. É uma proposta inovadora que está em plena fase de construção. 


E para discutir a implementação desse grande projeto, um grupo de professores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o Brasil se reuniu de 05 a 09 de julho de 2010, em João Pessoa, no I Curso de Formação de Avaliadores do Programa Certific. O evento foi marcado por palestras e trabalhos em grupo, além da presença de representantes do MEC, do MTE, dos Ministério da Pesca e da Marinha, e de outras autoridades e entidades do setor de Pesca e Aquicultura. Aliás, esse não foi o primeiro, mas sim o último encontro de formação de avaliadores, pois já havia sido realizado anteriormente encontros para formação nas áreas de Construção Civil, Turismo e Hotelaria, Eletroeletrônica e Música. Pesca e Aquicultura, uma das áreas com grande percentual de analfabetismo e uma das de maior poder econômico, foi justamente a última a ser discutida com os representantes dos Institutos, sendo a que será inicialmente trabalhada pelo IFPA, através do Campus Castanhal.

Todos os Institutos saíram do encontro com a missão de sensibilizar seus gestores, a comunidade escolar e as comunidades nas quais estão os potenciais trabalhadores a serem inicialmente atendidos pelo Certific. Essa etapa de sensibilização nas comunidades de origem desses trabalhadores serão feitas juntamente com uma pré-inscrição. Posteriormente, deverá ser realizado um evento de orientação para o Certific, com a presença desses trabalhadores pré-inscritos, que deverão efetivar sua inscrição através do preenchimento de um formulário sócio-econômico, que será ocasião para conhecer melhor os futuros educandos, sendo realizado em forma de entrevista (especialmente na área de Pesca e Aquicultura, onde é esperado o atendimento de um número considerável de pessoas analfabetas). 


A partir desse diagnóstico inicial, os inscritos serão divididos em grupos, segundo a escolaridade. E a partir daí, participarão de entrevistas individuais, dinâmicas coletivas, preparação para a certificação e para a economia solidária, reconhecimento de saberes... Uma das coisas mais interessantes do projeto é que esse percurso vai depender de cada educando. Alguém que já tenha concluído o Ensino Fundamental, por exemplo, e que possua os saberes constantes no perfil profissional elaborado no encontro de formação dos avaliadores, pode optar por receber apenas a certificação de seus saberes. Mas, pode também demonstrar interesse em prosseguir seus estudos, fazendo o Ensino Médio. Um trabalhador não alfabetizado será incentivado a fazer alfabetização e, depois o Ensino Fundamental, nível de escolaridade exigido para a certificação de saberes na área de Pesca e Aquicultura. Em todos os casos, o acesso desses trabalhadores será direto, podendo ocorrer a continuidade de seus estudos em turmas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA Técnico) ou Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada) Fundamental ou Médio. Isso significa uma nova forma de acesso à educação, em respeito à singularidade de cada trabalhador e às demandas por eles apresentada, em um processo de inclusão social. E muito importante: todos os trabalhadores inscritos deverão ser atendidos, o que implica dizer que não haverá processo seletivo dentre eles e que todos poderão ser contemplados (logicamente, dentro de um planejamento). O desafio é enorme, mas o desejo de garantir o sucesso de um programa tão inovador e com grandes perspectivas de inclusão social estimularam os educadores presentes na formação de avaliadores, e agora integrantes da Rede Certific, ao longo de todos os debates.

A etapa de sensibilização já está sendo iniciada e os editais deverão abrir inscrições de 02 a 27 de agosto próximo. Os eventos de orientação para o Certific serão realizados no mês de setembro. A formação dos avaliadores do Certifi será realizada de forma presencial, através de encontros, e à distância. Será concluída em janeiro ou fevereiro de 2011, havendo a publicação de coletânea de artigos dos educados por cada área atendida (Pesca e Aquicultura, Música, Construção Civil, Eletroeletrônica e Turismo e Hotelaria) e o cadastro de um grupo de pesquisa na Plataforma Lattes. Aliás, essa é outra característica do Certific: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a estratégia de trabalhar de forma cooperada a partir da parceria dos Institutos Federais, de diversos Ministérios (MEC, MTE, Ministérios da Pesca e da Marinha), de entidades e programas afins das esferas federal, estaduais e municipais.

Composição da mesa de abertura do Curso de Formação de Avaliadores do Certific.


A abertura do I Curso de Formação de Avaliadores na área de Pesca e Aquicultura ocorreu no Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa. A maior parte das palestra e as atividades em grupo foi realizado no Hotel Ouro Branco, onde os educadores ficaram hospedados. Também houve visita ao Terminal Pesqueiro e a instalações do Campus Cabedelo. O IFPA foi representado neste evento pelo Campus Castanhal, através dos servidores Mônica Coeli (psicóloga), Edivaldo Moura (pedagogo), e Suezilde Ribeiro e Léa Carolina (professoras). A propósito, os referidos servidores voltaram muito empolgados com o Certific e muito satisfeitos com o encontro e com a viagem, exceto talvez pelo pequeno fato da professor Suzi ter deixado um singelo óculos de cerca de R$ 900,00 no hotel (mas, ela não é apegada às coisas materiais) e Edivaldo ter penado com terríveis dores de ouvido no avião (que lhe rendeu um hematoma). Confira abaixo algumas fotos do evento:
Da Esquerda para a direita: Edivaldo, Léa Carolina, Suezilde e Mônica Coeli.

Apresentação musical na abertura do evento

Apresentação do grupo de Teatro do Campus João Pessoa, do IFPB.

Fachada do IFPB, onde ocorreu a cerimônia de abertura do evento.

Sònia da Costa, do SETEC/MEC, apresentando o Programa da Rede Certific aos participantes.

Participantes do Curso de Formação em Visita ao Terminal Pesqueiro do Campus Cabedelo

Professora Suzi, curtindo a visita e os últimos dias com seu precioso óculos

Representantes do IFPA Campus Castanhal

Educadores amazônidas em frente ao Boreal, barco utilizado para dar aulas.

Conhecendo o processo que envolve a atividade de pesca

Suzi, Edivaldo, Mônica e Léa

Conhecendo o barco

Nós de novo

Porto do Terminal Pesqueiro de Cabedelo

Instalações do Terminal Pesqueiro de Cabedelo

Educadores em visita técnica

Oficina de artesanato com mariscos - Campus Cabedelo

Momento relax: Bar do Golfinho, na Praia do Jacaré (ninguém é de ferro...)

Bolero de Ravel - Praia do Jacaré (PB)

Educadores do IFAM, dos Campi Manaus e Parintis

Educadores do Instituto Federal do Espírito Santo, dos campi Alegre e Ipixuna.

Sònia da Costa, em momento de emoção, no encerramento do encontro (excelente pessoa e coordenadora)

Educadores do Instituto Federal Farroupilha, dos campi São Borja, Alegrete e Santo Augusto

Educadores do Instituto Federal Fluminense, Campus Centro

Educadores do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari

Educadores do Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal

Educadores do Instituto Federal do Ceará, Campus Acarau

Representante do IFBA, Campus Salvador

O time da casa: IFPB - Campi Souza, Cabedelo e João Pessoa

Educadores do Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano (que vão trabalhar na área de Eletroeletrônica)

O simpático e animado grupo de coordenadoras do evento

Encerramento do encontro

Professor Wellinton, na filmagem do evento

O merecido agradecimento aos anfitriões

terça-feira, 6 de julho de 2010

Encontro com as Famílias


No dia 30 de junho de 2010, às 9h30, aconteceu o I Encontro com as Famílias de 2010. O evento marcou a finalização do primeiro semestre deste ano letivo e contou com a presença de vários pais e responsáveis, que semi-lotaram o Auditório Central.


Após a oferta de um mingau de milho, em atenção à época junina, o Técnico em Assuntos Educacionais agradeceu a presença de todos e explicou a programação do encontro, cujo objetivo principal era propiciar aos pais e responsáveis a oportunidade de conhecer melhor o Instituto, inicialmente através das falas dos diretores e, em seguida, através de um passeio pelos diversos setores, especialmente os projetos agropecuários.


A palavra foi dada à Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Gleice Izaura, e, posteriormente, ao Diretor Geral em exercício, professor João Tavares. A primeira deu as boas-vindas e deu alguns informes sobre o Instituto. Coube ao professor João Tavares falar sobre os diversos projetos da instituição e sobre o novo momento que estava sendo vivenciado no campus, utilizando apresentação de slides.


O presidente do Grêmio Estudantil Edson Luiz, Ítalo Ferrari, falou aos pais sobre os projetos e realizações do Grêmio em 2010.


Por volta de 11h, o Coordenador Geral de Pesquisa e Produção, Domingos Sávio, iniciou o passeio junto com os pais e responsáveis, passando por agroindústria (onde os pais puderam degustar alguns produtos),  hidroponia, caprinocultura, olericultura (horta), suinocultura, bovinocultura, dentre outros. Particularmente agradável foi observar pais e filhos caminhando juntos (vários estudantes participaram do evento), onde os filhos explicavam a seus pais sobre as unidades de produção.


O evento foi encerrado com um almoço (que nesse dia foi gratuito para todos), servido no refeitório do campus a um grande número de estudantes e pais e responsáveis. A tarde foi destinada a estes últimos para, a seu critério, buscar informações mais particulares relacionadas aos seus filhos, como: estágio, notas, disciplina, residência escolar, dentre outras.


Notou-se bastante satisfação nos participantes do evento, que rompeu com as tradicionais reuniões, cuja íntegra ocorria dentro do auditório central, com os pronunciamentos dos diretores e coordenadores, para valorizar o conhecimento in lócus e a maior integração entre pais, estudantes e servidores.


Já tem estudante propondo, para o segundo semestre, uma caminhada na trilha ecológica. Quem sabe...