quinta-feira, 24 de junho de 2010

RAPIDINHAS...

MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL

Estão abertas desde segunda-feira, dia 21 de junho, as inscrições para a meia-passagem intermunicipal. Os formulários de inscrição estão disponíveis na Coordenação Geral de Assistência ao Educando - CGAE, onde o estudante poderá receber orientações para o preenchimento. As inscrições vão até o final do período letivo, dia 02 de julho.

PARFOR

Ocorreu de segunda a quarta-feira (21 a 23 de junho), nos auditórios central e de mecanização deste campus, a oficina de formação de professores do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Na oficina, foi discutido a pedagogia da alternância, a proposta pedagógica da formação e o primeiro período da mesma, a ser realizado em julho.

PROFOR

Hoje à noite ocorrerá o II Encontro Formativo do Programa de Formação em Identidade, Gênero, Raça e Etnia - PROFOR, no Auditório Central. A palestra será sobre drogas e será proferida pela psicóloga Mônica Mesquita. Na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, acontecerá o III Encontro da Amizade, encerrando as atividades do PROFOR nesse período letivo.

CNPq lança o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC_EM

Para despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) está lançando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC_EM), vigência 2010/2011. São 8.000 bolsas destinadas a fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.
Podem se inscrever instituições de Ensino e Pesquisa (Universidades), Institutos de Pesquisa e os Institutos Tecnológicos (CEFETs e IFs) que tenham PIBIC ou PIBITI e programa de educação científica ou tecnológica, desenvolvida em parceria com escolas de nível médio, públicas de ensino regular, militares, técnicas e privadas de aplicação. Os pró-reitores de graduação ou de pesquisa e pós-graduação deverão preencher o formulário e enviá-lo ao CNPq por meio da Plataforma Carlos Chagas http://efomento.cnpq.br/efomento/), até 15 de julho de 2010.
O PIBIC_EM possui foco na criação de uma cultura científica, já que os estudantes participarão de atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado. O valor da bolsa é de R$ 100,00 e o período de vigência é de 12 meses, a partir de 1 de setembro de 2010. O Programa será operacionalizado pelas Instituições para desenvolverem um programa de educação científica que integre os estudantes às atividades do PIBIC e PIBITI da Instituição. As instituições serão as responsáveis pelas cotas de bolsas de Iniciação Científica e deverão procurar uma escola de ensino médio e estabelecer uma parceria para desenvolver um programa de educação científica e tecnológica com os alunos do nível médio em uma ou mais áreas do conhecimento. As instituições aprovadas deverão abrir um edital para selecionar os projetos e os estudantes que irão participar do Programa. O aluno precisa estar regularmente matriculado no ensino médio ou profissional da escola parceira, estar desvinculado do mercado de trabalho, possuir freqüência igual ou superior a 80% e apresentar histórico escolar.

Assessoria de Comunicação Social do CNPq


Encaminhado por Adebaro Reis
Coord. de pesquisa do IFPA Campus Castanhal

sábado, 19 de junho de 2010

Dia de Campo do Milho é Realizado com Sucesso

Ex-estudantes do campus, produtores, secretários de agricultura de vários municípios, além de vários professores, técnicos-administrativos e diversas turmas marcaram presença no I Dia de Campo do Milho realizado no milharal na última sexta-feira, dia 18 de junho de 2010.

Muito bem conduzido, o evento teve por objetivo propiciar aos produtores e estudantes o conhecimento de experiências no processo de produção do milho economicamente viáveis aos pequenos agricultores, com a finalidade de possibilitar a esses a aplicação desses conhecimentos em suas comunidades de origem e melhorar a produção e, consequentemente, a renda familiar.

Desde cedo, os estudantes, técnicos e professores envolvidos na atividade estavam no milharal organizando cinco estações nas quais seriam explicados aos visitantes as diversas fases da produção do milho de acordo com a experiência implementada na escola e as quais se pretendia socializar com os produtores.

O Técnico em Assuntos Educacionais, Edivaldo Moura, deu as boas vindas iniciais e passou a palavra ao Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal, professor Edinaldo Feitosa, que falou sobre a importância do evento, elogiou o trabalho de toda a equipe responsável pelo evento e chamou a frente os coordenadores, professores e técnicos presentes que estiveram diretamente envolvido na organização do mesmo, além de agradecer aos representantes de entidades que estavam prestigiando o evento, bem como aos produtores presentes.

Em seguida, o professor Ricardo Cordeiro, envolvido diretamente na coordenação do projeto, explicou como se desenvolveria a atividade, através de um percurso no interior do milharal, onde estavam montadas cinco estações de conhecimento, com estudantes e professores aguardando para socializar experiências na produção do milho junto aos visitantes. Estes se organizaram em grupos de 20 pessoas e a visitação teve início.

Na primeira estação foi falado sobre a coleta e a análise de solo, o preparo da área e a regulagem da plantadeira e adubadeira. A referida estação funcionou tendo como orientador o professor Wellington Sena.

A segunda estação, que funcionou sob a orientação da professora de bovinocultura Célia Guimarães, socializou experiências relacionadas à integração entre lavoura, pecuária e floresta. Nela, foi destacado a possibilidade dos benefícios das plantações de milho as pastagens.

A terceira estação estava sob a orientação do professor Ricardo Cordeiro, tratou especificamente da adubagem correta do solo, de acordo com os resultados da análise do mesmo, para propiciar a melhor nutrição para o milho produzido.

A quarta estação, por sua vez, apresentou as sementes utilizados no projeto implementado no milharal, com a colaboração da empresa transnacional Pioneer, cujos representantes se fizeram presentes no evento e na referida estação, e enfocou os benefícios que as referidas sementes, geneticamente modificadas, traziam no combate a pragas e doenças. O professor Luís Freitas era o orientador dessa estação.

Encerrando o percurso, a quinta estação tratou dos custos de produção que teriam os produtores para implementar as experiências socializadas no evento, e sobre a produtividade. Esta estação esteve sob orientação de Neutonio Souza, professor de Economia Rural.









Dentre os técnicos-administrativos responsáveis pela organização do evento, dê-se destaque à equipe da Coordenação Geral de Produção e Pesquisa - CGPP, podendo-se citar o coordenador Domingos Sávio e o técnico Willamos Nazareno, dentre outros.

O evento foi encerrado com um churrasco, em clima de descontração e especialmente, satisfação com o sucesso da atividade, muito elogiada por sinal.

E que venham outras!

GUIANA FRANCESA VISITA O CAMPUS CASTANHAL

Alguns representantes de entidades da Guiana Francesa estiveram visitando e conhecendo os setores e projetos do IFPA Campus Castanhal na última quinta-feira, dia 17 de junho.

Essa visita é resultado da participação de nosso campus no I FORPRAN - Encontro Franco-Brasileiro de Formação Profissional no Meio Amazônico, um evento que foi impulsionado a partir de um acordo de cooperação, entre Brasil e França, na área do ensino tecnológico-profissionalizante, que tem gerado fóruns de discussão sobre as dificuldades enfrentadas pelo ensino profissionalizante em nosso país e na Guiana Francesa.

A visita ocorreu no período da manhã e se estendeu até a tarde. O próximo FORPRAN deverá ocorrer no mês de novembro, na cidade de Caiena (Guiana Francesa) e o Campus Castanhal deverá estar representado por um ou dois servidores.

I ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS EM 2010

No próximo dia 30 de junho de 2010, às 9 horas, no Campus Castanhal, será realizado o I Encontro com as Famílias, com o objetivo de promover a integração entre escola e familiares dos estudantes do campus.


A atividade, que marcará a semana de encerramento do 1º semestre letivo deste ano, deverá ser iniciada no Auditório Central, com as boas vindas, algumas apresentações artísticas e um breve diálogo. A idéia é que a parte mais importante do evento seja a visita dos pais e responsáveis aos projetos da instituição, interagindo com os estudantes e com os servidores da mesma.


Os convites já estão na Coordenação Geral de Ensino - CGE e deverão ser entregues nas turmas, aos estudantes que poderão entregar em mãos. Aqueles que não tiverem possibilidade de entregar pessoalmente o convite, poderão ligar para as suas famílias na Coordenação Geral de Assistência ao Educando.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

TERÇA FEIRA ANIMADA: GINÁSIO, COPA E ARRAIÁ!

Eventos importantes marcaram a terça-feira, dia 15 de junho de 2010, no Campus Castanhal. Entrega do ginásio poliesportivo (ufa!), a exibição do jogo do Brasil na Copa em telão para os estudantes e a Festa Junina do IFPA Campus Castanhal.

ENTUSIASMO NA ENTREGA DO GINÁSIO

Às 9h30 houve a tão esperada entrega do ginásio poliesportivo para a comunidade escolar. Essa entrega simbólica contou com a participação do deputado federal Zé Geraldo, responsável por emendas parlamentares que possibilitaram a construção da referida obra. As turmas foram liberadas para participar do evento, realizado no próprio ginásio. Muito animados, estudantes e servidores demonstraram a alegria de poder finalmente utilizar o tão sonhado ginásio poliesportivo, momento esperado desde 2008.











A jornalista Guaciara Freitas deu início ao evento, falando sobre a importância daquele momento para a instituição. Em seguida, houve uma mística apresentada por estudantes da turma de Agronomia e do Saberes da Terra. O presidente do Grêmio Estudantil Edson Luiz, Ítalo Ferrari, expressou o contentamento dos estudantes em finalmente poder fazer uso do novo espaço e, em nome da comunidade escolar, entregou uma carta de agradecimento ao deputado Zé Geraldo, que também fez uso da palavra, e não poupou elogios à gestão do professor Edinaldo Feitosa, além de prometer uma grande festa para a inauguração oficial do ginásio em agosto. O diretor geral Edinaldo Feitosa falou sobre sua satisfação em poder entregar finalmente o tão sonhado ginásio poliesportivo para a comunidade escolar. Seguido à esta simbólica cerimônia, o deputado federal Zé Geraldo deu o chute inicial e foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, seguido de um jogo amistoso entre equipes mistas de estudantes do campus. O jogo terminou em 2 x 0, e o estudante Gleison Souza da Silva, da turma 3ª B, foi o autor do primeiro gol feito no "Tatuzão" (como o ginásio já é conhecido pelos estudantes). Em seguida, houve outros jogos das finais do Torneio de Integração (na noite anterior não foi possível realizar todos os jogos anteriores à grande final, em função da chuva), mas as finais acabaram ficando para a noite esta noite, a partir das 18h.

BRASIL NÃO CONVENCE, ESTUDANTES TAMBÉM NÃO


Auditório Central lotado, com vários estudantes de pé. Tudo para assistir todos juntos à estréia da seleção brasileira masculina de futebol na Copa do Mundo 2010. Antes da partida, o Técnico em Assuntos Educacionais e Coordenador Geral de Assistência ao Educando Edivaldo Moura fez perguntas de conhecimento sobre a história das copas, valendo alguns brindes, dentre eles uma camiseta.

Apesar do jogo ter sido bem ruinzinho, os estudantes estavam bastante empolgados e vibraram muito com os dois gols da seleção sobre a Coréia do Norte (o jogo foi 2 x 1, mas duvido que alguém não saiba disso). Algumas interferências da antena parabólica (chiados) atrapalharam um pouco, mas tudo correu bem durante a atividade. Quer dizer, quase tudo. Mesmo com as orientações dadas antes do jogo, o auditório terminou um bocado sujo e algumas cadeiras tiveram seus braços danificados. Resultado: se melhorar seu futebol, pode ser que a seleção passe para a próxima fase. Mas, para o Auditório Central, a copa já acabou...

FESTA JUNINA É REALIZADA COM SUCESSO


Felizmente os colandos 2010 abandonaram a idéia de fazer a festa em um espaço aberto e resolveram fazer mesmo no pátio coberto do prédio de aulas. Uma chuva torrencial e a falta de energia elétrica teriam atrapalhado bem mais a festa, não fosse por isso. Ainda bem que não demorou muito e o tempo ficou ótimo, os estudantes e seus convidados chegaram (tudo muito bem controlado na portaria) e a festa teve início lá pelas 19h30.

Comidas típicas, cadeia, desfile de miss caipira, quadrilha maluca e muito forró marcaram a festa, para grande alegria dos participantes. Com brincadeiras bem saudáveis e sem tumultos, os estudantes deram a prova de que é possível realizar festas dentro do próprio instituto, com segurança e muita diversão (bem ao contrário do que vinha acontecendo na até então tradicional Festa do Calouro que era realizada no Galpão Mix do Parque de Exposição).

Confira abaixo fotos da Festa Junina:



































Mais fotos no final da página!

Pode ou não pode?

O Coração Verde encerrou duas enquetes no dia de ontem: uma sobre a sigla para a Semana de Integração em Ciência, Arte e Tecnologia e outra de opinião sobre o relacionamento entre servidores e estudantes.

Em relação à sigla, SICAT ganhou com sobras. Dos 12 votos, 9 foram para esta sigla. SICAST e CIATE receberam dois e um voto, respectivamente. SECIATE e SCIATE não receberam nenhum voto. A votação que irá decidir de fato está sendo realizada em urna localizada na Coordenação Geral de Ensino, com os servidores, e o resultado deverá sair nas próximas semanas.

Quanto à pesquisa de opinião sobre o controverso relacionamento entre servidores e estudantes, 22 pessoas votaram. Metade dos votantes (11 pessoas) são a favor, desde que ocorra fora da instituição. 5 pessoas são contra e 4 se disseram a favor, independente de estar dentro da instituição ou não. 2 pessoas declararam não ter opinião a respeito. É mesmo um tema polêmico e que divide opiniões. Sou suspeito para falar. Minha esposa é agricolina, muito embora ela seja maior de idade desde que a conheci, nosso namoro tenha acontecido fora da instituição e sob o aval de minha família e da família dela, sendo um relacionamento sério que culminou em nosso casamento. Há outros servidores e estudantes que vivenciaram experiências semelhantes e hoje estão casados (e bem casados) e com filhos. Mas, quando esse relacionamento é, na "linguagem moderna", um simples ficar, talvez resida aí um maior problema. Nem sempre o relacionamento casual e sem compromisso é compartilhado da mesma forma por aquela adolescente que vive uma fase totalmente diferente do servidor por quem, não poucas vezes, se apaixona. A criação de laços através desses relacionamentos pode se tornar, nesse sentido, perigosa, ocasião em que o lado pessoal e profissional se confundem e aí...

Não sou pretensioso o suficiente para querer esgotar o assunto por aqui, nem para polemizá-lo desnessariamente. As enquetes refletem um pouco daquilo que é discutido em nosso dia a dia, e nos mostram como a maioria (15 de 22 votantes) reage com naturalidade à essa questão. Bem, é assunto para um amplo debate.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Enfim, o Ginásio!

Depois de muita espera e algumas centenas de fios de cabelo do Diretor Geral Edinaldo Feitosa, finalmente o Ginásio Poliesportivo será entregue à comunidade escolar do IFPA Campus Castanhal! Acontecerá amanhã, dia 15/06/10 (dia da estréia do Brasil na Copa), às 9h, a entrega simbólica do ginásio (a inauguração dessa e de outras obras como Prédio C, alojamento feminino, biblioteca, bovinocultura e Casa do Mel será realizada somente na segunda quinzena de agosto).

A construção do ginásio poliesportivo foi, sem dúvida, uma obra que exigiu grande dose de paciência por parte de todos, tanto estudantes, como servidores e, sem dúvida, da direção do campus. Iniciado em 2007, após ser licitado, o ginásio tinha previsão inicial para ser entregue em 2008. Contudo, a firma responsável faliu. O Campus Castanhal (naquele momento ainda Escola Agrotécnica) precisou solicitar autorização para realização de uma nova licitação, segundo informações prestadas pelo Diretor Edinaldo Feitosa. Essa autorização só ocorreria no segundo semestre de 2009. Tão logo a obra foi reiniciada, tinha previsão inicial para ser entregue em 70 dias, mas houve vários aditivos que atrasaram mais ainda. Somente neste mês é que a empresa concluiu o trabalho. A Comissão de Obras já emitiu seu parecer e o diretor geral convocou sua equipe para discutir uma pequena cerimônia, simples, com o intuito de deixar que a comunidade usufrua logo da nova obra.

O ginásio poliesportivo, não obstante todos os percalços enfrentados em sua construção, é um grande avanço para a vida esportiva e sócio-cultural do campus. O Setor de Esportes, Lazer e Artes (SELA) e os professores de Educação Física interessados em dar aulas poderão ter um enorme salto de qualidade em seus trabalhos. Sem contar os estudantes, que passam a contar com mais um espaço de entretenimento, lazer e prática de esportes. A já bastante surrada quadra aberta continuará à disposição. Mas, com o ginásio poliesportivo, não será mais a única opção. Dado sua grande estrutura (o ginásio, além da quadra, tem um palco, sala dos professores de educação física, sala do SELA, dois vestiários, banheiros e uma grande área de lazer adjacente), é absolutamente provável que o Tatuzão (apelido já conferido pelos estudantes) seja referência inclusive para a comunidade externa. Nós, que tantas vezes já pedimos a "casa dos outros" emprestada para nossas atividades, é possível que agora recebamos os pedidos de empréstimo.

A pequena cerimônia de entrega será encerrada com a final masculina e feminina do Torneio de Integração que foi iniciado no dia 09 deste mês. A partir daí, o ginásio está à disposição da comunidade escolar e suas atividades deverão ficar sob a coordenação do SELA. Será discutido ainda um regulamento para o uso do ginásio. O grande espaço destinado a virar área de lazer poderá contar futuramente com mesas para prática de tênis de mesa, jogos de tabuleiro, xadrez, dama, dentre outras possibilidades, e até da prática de musculação. A CGAE já estuda a possibilidade de realizar um campeonato de futsal no segundo semestre.

Sem dúvida, para a comunidade escolar do Campus Castanhal, esse é um grande sonho, demorado, mas realizado.