sábado, 29 de maio de 2010

Rapidinhas da Semana


CONCURSO


No próximo domingo, dia 06/06/10, às 8 horas, o IFPA estará realizando a prova do concurso para provimento de 46 vagas para técnicos-administrativos, nível médio e superior, regime de 40 horas semanais. O Campus Castanhal será um dos locais de realização das provas e, para este campus, está previsto que fique apenas dois dos concursados: 1 assistente social e 1 auxiliar em administração.

SEMANA DE INTEGRAÇÃO EM CIÊNCIA, ARTE E TECNOLOGIA


Na última sexta-feira, dia 29/05/10, às 9 horas, no Auditório Central do Campus Castanhal, houve uma assembléia geral com o corpo discente para discutir o tema da Semana de Integração em Ciência, Arte e Tecnologia do IFPA Campus Castanhal (antiga FAAC). O evento deverá ocorrer no mês de outubro ou novembro. O tema escolhido foi "Educação, Trabalho, Cultura e Inovações Tecnológicas para a Sustentabilidade da Amazônia." Dentre os objetivos que estão sendo definidos no projeto estão promover a integração entre o corpo discente do campus, promover a integração entre a instituição e as famílias (a idéia é trazer os pais e responsáveis para participar do evento e apreciar os trabalhos desenvolvidos por seus filhos), instigar o fazer científicos, dentre outros. Algumas atividades pré-definidas são a realização de cursos e oficinas, além da apresentação dos trabalhos, realização de torneio esportivo de integração, dentre outros detalhes que estão sendo amadurecidos em reuniões. A Comissão de servidores responsáveis pela realização dessa Semana Científica deverá ter uma próxima reunião no dia 01/06/10, às 14h, para definir a data e outros detalhes.

ÚLTIMAS DO PROFOR


Na próxima segunda-feira, dia 31/05/10, às 19h, no Auditório Central, será realizado o II Encontro da Amizade dos (as) Residentes (o I Encontro foi realizado no dia 25/04/10). O evento, que faz parte das programações do Programa de Formação em Identidade, Gênero, Raça e Etnia - PROFOR, deverá ser composto por atividades lúdicas e recreativas, dos parabéns aos aniversariantes do mês, e de um coquetel comemorativo, além de muita dança e música.
Ainda pelo PROFOR, o próximo Encontro Formativo Geral está agendado para o dia 09/06/10, às 19h, e terá a temática "Drogas" (o primeiro Encontro Formativo foi realizado no mês anterior, e falou sobre "Juventude, Sexualidade e Escola"). Dessa vez, os convidados serão um ex-drogado, um psicólogo e alguém da área jurídica que trabalha com atendimento a jovens usuários. A idéia é fazer em outro espaço, que não seja o auditório, em um formato de programa de auditório estilo "Altas Horas".

FURTOS E PREJUÍZOS

Duas coisas tem preocupado a comunidade escolar: os furtos e a segurança das pessoas que estudam e trabalham neste campus. Lâmpadas de emergência, notebook de professor, roupas e calçados dos residentes, livros, MP-4... a lista é grande e preocupante. Infelizmente, algumas pessoas tem manchado o nome da instituição com essas atitudes, comprometendo a segurança da grande maioria dos integrantes da comunidade escolar, formada na maioria por estudantes que suam o ano inteiro, a maior parte longe de casa e dos familiares, se sacrificando para, honestamente, buscar um melhor aprendizado e adquirir melhores perspectivas de vida para si, sua família e sua comunidade.
Depois do sumiço de duas lâmpadas de emergência do Auditório Central, o projeto de cinema foi temporariamente suspenso, pelo temor de que essas atitudes voltassem a ocorrer (muito embora não haja nenhuma prova de que foi em uma sessão de cinema que as lâmpadas sumiram, haja visto o grande número de atividades as mais diversas que ocorrem no Auditório Central, sem haver um servidor que fique como responsável pelo referido espaço. Ou seja, muita gente pega as chaves e aí já viu...).
Essas infrações, além de deixar as pessoas honestas temerosas, ainda as prejudicam, com a suspensão de atividades de lazer e a desconfiança que se instaura no campus. Está na hora de os estudantes honestos ajudarem os setores responsáveis a identificar e punir exemplarmente os infratores.

NOVA CARTEIRINHA ESTUDANTIL DO IFPA CAMPUS CASTANHAL

Como medida de segurança e sob a solicitação até mesmo de estudantes, o Diretor Geral do campus, professor Edinaldo Feitosa, já avisou que vai baixar uma ordem de serviço determinando que os estudantes se identifiquem na portaria, mediante apresentação de documento de identificação, para poder adentrar a instituição. A medida visa garantir que pessoas estranhas à comunidade escolar não tenham mais facilidade para adentrar a escola, o que pode colocar em risco a segurança de estudantes e servidores.
A CGAE já iniciou o processo de confecção das carteirinhas estudantis do Campus Castanhal, que chegaram da gráfica na última semana. A novidade na nova carteira é a inclusão da data de validade. Ou seja, ELA TAMBÉM VALE COMO CARTEIRA DE 1/2 ENTRADA. Então, nossos estudantes não precisam comprar carteirinha com nenhuma entidade estudantil que vive fazendo esse tipo de comércio. Além disso, aos que possuem carteira de 1/2 passagem, é bom lembrar que, por força de lei municipal, ela também é aceita como 1/2 entrada em Castanhal.
Contudo, vários estudantes ainda não preencheram o questionário sócio-econômico na CGAE, ou não entregaram as duas fotos. Sem sócio-econômico, sem carteira. E sem carteira, futuramente, sem acesso à escola. Além disso, em breve a carteirinha da instituição será cobrada na entrada do refeitório e para efetuar o empréstimo de livros na biblioteca.

O LUAU VIROU CHUVAL

O Grêmio Estudantil Edson Luiz promoveu, na última quinta-feira, dia 27/05/10, um luau. Os gremistas pensaram antecipadamente em tudo: escolheram um ambiente aberto, com gramado, por trás do auditório central, colocaram tochas, a comissão de colandos ficou responsável por venda de comidas e bebidas, escolheram a primeira noite de lua cheia (que estava linda!) e... o evento foi prejudicado pela chuva! Lamentavelmente, tiveram que se deslocar para o pátio coberto do prédio de aulas, e a programação começou bem tarde, o que não impediu que os jovens se divertissem e dançassem bastante.
Mas, fica o incentivo para realizar novos luais e outros eventos. Afinal, o atual grêmio estudantil do Campus Castanhal tem se demonstrativo criativo, independente, responsável e, mais do que falação, tem apresentado projetos, como esse e o da capoeira, que já funciona três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira). Parabéns aos nossos estudantes!

COPA DO MUNDO

Se a direção geral der o aval, pela segunda vez a Copa do Mundo será assistida no Auditório. Em 2006 foi assim. Na época, o diretor geral Antonio Cardoso não mediu esforços e mandou instalar uma antena parabólica às proximidades do auditório, que lotou durante os primeiros jogos da seleção brasileira.
A comissão de formatura e os colandos 2010 estão com a intenção de fazer uma festa junina logo após o jogo de estréia do Brasil (15/06/10, 15h30). Estamos apostando no evento e torcendo pra dançar certo!

CONSELHO DE CLASSE

A Equipe Pedagógica do IFPA Campus Castanhal está quase concluindo as visitas de acompanhamento às turmas, etapa essencial em preparação ao 1º Conselho de Classe de 2010. As atividades de acompanhamento foram compostas por uma dinâmica na qual os estudantes colocavam pedras e flores (simbolizando dificuldades e estímulos, respectivamente, ao processo de ensino e aprendizagem deles no campus) sobre um tapete (que simbolizava a caminhada, a trajetória deles na escola). De uma forma geral, a atividade foi bem avaliada pelos estudantes, que puderam fazer suas avaliações sobre a escola (tanto positivas quanto negativas), inclusive apresentando sugestões. Em algumas turmas, a atividade foi emocionante e promoveu manifestações de companheirismo, amizade e até mesmo pedidos de perdão. Além de queixas contra professores autoritários ou com metodologia inadequada, ou contra serviços de atendimento e a outros estudantes, pode-se evidenciar muitos problemas sócio-familiares, que provocaram a emoção nos relatos.
Agora, será iniciado o acompanhamento aos professores, especialmente aqueles mais citados negativamente nas atividades. O objetivo é diagnosticar como está a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e buscar estratégias para superar as situações problemas que dificultam sua efetivação.
O Conselho de Classe tem indicativo de data para ser realizado entre os dias 23 e 24 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário